[ x ] Fechar

Chocolate na Geladeira: Estraga ou Não?

  • 28 de março de 2018
  • Nenhum Comentário

chocolate-geladeira

Gostar de chocolate num país tropical como o Brasil é uma tarefa difícil, o calor intenso pode derreter aquela barra que você queria comer mais tarde. Para evitar isso, é comum que as pessoas busquem como conservar o chocolate, guardando na geladeira, por exemplo, mas há quem diga que gelar o produto estraga o gosto.

O que fazer então? Para solucionar de vez esse problema, o WebArCondicionado foi perguntar para uma especialista no assunto, a Doutora Fernanda Araujo Pimentel Peres, que tem mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS.

Qual o melhor jeito de guardar chocolate?

Fernanda afirma que o melhor meio de conservar o chocolate é deixá-lo protegido em temperatura ambiente, algo em torno de 20ºC. Obviamente, há regiões e épocas do ano no Brasil em que isso não é possível pois as temperaturas são muito altas.

A manteiga de cacau, que é usada na composição da maioria dos chocolates, derrete a 34ºC, uma temperatura atingida facilmente na luz do sol, no interior de um armário durante o verão e, claro, em contato com o corpo humano, cuja temperatura média é de 36ºC.

barra-de-chocolate-com-derretidoQual o problema se o chocolate derreter?

A princípio o chocolate não estraga depois de derretido, o problema é depois que ele endurece outra vez. Segundo a Doutora Fernanda, as “temperaturas muito elevadas o deixam esbranquiçado e esfarelando”.

Então o melhor é tentar impedir isso de acontecer. Nesse caso, a opção mais óbvia é guardar o chocolate na geladeira, e é aí que entra o grande problema que vamos ver a seguir.

Chocolate na geladeira, pode?

Pode, mas é preciso entender o que acontece lá dentro. Fernanda explica: “o grande problema de colocar [o chocolate] na geladeira é a umidade que se deposita nele após a retirada do ambiente frio”. A Doutora faz uma analogia com um copo de água gelada. Quando um copo de água gelada fica em temperatura ambiente, a umidade do ar se deposita na superfície do copo e o faz “suar”. A mesma coisa acontece com o chocolate.

Qual o problema de acumular umidade no chocolate?

chocolate-esbranquiçado“Quando um chocolate é retirado da geladeira e a embalagem é imediatamente aberta, a umidade vai se depositar em cima do produto. Essas gotículas de água irão dissolver o açúcar presente na superfície podendo deixar a textura pegajosa e, quando a água evaporar, manchas esbranquiçadas no chocolate”, responde a entrevistada.

Fernanda conta ainda que esse efeito é chamado sugar bloom, ou “migração de açúcar”. Essas manchas deixam uma aparência mofada no produto e, mesmo que não causem nenhum mal à saúde, alteram a degustação e deixam o chocolate com aspecto feio. Então o segredo está na hora de tirá-lo da geladeira.

Como tirar o chocolate da geladeira sem estragar?

A Doutora pontua: “então, se a geladeira for o único recurso para evitar que o produto derreta, o recomendado é que o chocolate seja armazenado dentro de sua embalagem original. Ao retirá-lo da geladeira, se deve deixar o produto ‘ambientar’, ou seja, deixar a embalagem fechada por alguns minutos até que a diferença entre a temperatura do produto e a temperatura ambiente não sejam mais tão diferentes entre si. Com isto, as gotículas de água do ambiente irão se depositar na embalagem e não no chocolate, e o produto ficará protegido do sugar bloom.

Outros cuidados com a temperatura do chocolate

Dentro ou fora da geladeira, é importante que o chocolate esteja sempre protegido, pois o contato com a luz e o ar causam a oxidação do produto. Ou seja, ele perde o gosto. Chocolates com maior teor de cacau têm mais antioxidantes, portanto, demoram mais a sofrer com a oxidação, mas é sempre bom cuidar.

As variações bruscas de temperatura também causam outro efeito chamado fat bloom (“migração de gordura”). Que é a transferência de gorduras do chocolate para a superfície do produto, formando cristais que também alteram a degustação e a aparência do produto.

E você, costuma guardar o chocolate na geladeira? Conhece algum “truque” para ele não perder ou alterar o gosto? Compartilhe suas experiências com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *