saulo-cartolaPor Saulo Cici*

 

projetos-de-climatização

Mesmo presenciando o aumento da temperatura média global a cada ano, o projeto de climatização ainda é desconhecido a muitos. Mesmo arquitetos e engenheiros com experiência razoável já foram surpreendidos nos dias atuais ao saber da existência de projetistas específicos para sistemas de climatização – quase que sempre projetados juntamente aos sistemas de ventilação mecânica.

Vários fatores fazem do projeto de climatização uma disciplina fundamental na construção civil. Possivelmente o mais importante seja a preservação da salubridade no interior de cada ambiente climatizado. Um projeto bem feito apresentará todos os itens que relacionam o sistema de climatização à saúde dos indivíduos que ocuparão determinada área.

Cada ser humano respira cerca de 450 litros de ar por hora, 10 mil litros por dia. Leve esses dados aos casos mais críticos, onde existem grandes concentrações de pessoas, como salas de aula, auditórios e hospitais – este contando com uma grande parcela dos seus ambientes necessitando de tratamentos especiais ao ar devido a doenças e possíveis contaminações. Esses e outros fatores serão contemplados e atendidos à luz das normas e portarias que regem as instalações de sistemas de climatização.

Eficiência energética em pauta

certificação-leedAo passo que se aumenta o aquecimento global devido aos fatores já conhecidos como o efeito estufa e o rompimento da camada de ozônio, a busca por equipamentos e sistemas energeticamente mais eficientes e ambientalmente menos agressivos é elevada a cada dia. Sistemas que atendem a essas premissas são utilizados, por exemplo, em empreendimentos com a certificação LEED (ponto que além de visar a otimização da relação entre a construção e o meio ambiente como um todo, sem dúvidas agrega [mais] valor ao empreendimento).

Mesmo em empreendimentos em que as construtoras e incorporadoras não almejam alguma certificação, já ocorre quase que totalmente a busca por equipamentos mais eficientes. A título de conhecimento: além destes fatores, no Brasil já é proibida a comercialização de equipamentos novos que utilizem fluidos à base de compostos CFC (clorofluorcarbonetos) – um dos principais motivos relacionado ao rompimento da camada de ozônio.

Claro que a eficiência necessitará de um projeto de climatização para ser alcançada. O projeto entregará os devidos dimensionamentos e algumas solicitações às outras disciplinas de projeto, como provisões elétricas, por exemplo. Além de aumentar a confiabilidade que será entregue ao cliente final junto ao empreendimento devido aos cálculos e bases sólidas tomadas para o projeto e posterior execução, evitar-se-á o retrabalho em obra pois os sistemas de climatização – e ventilação mecânica – já estarão compatibilizados e relacionados às outras disciplinas. Lembrando que quanto menos retrabalho houver em obra, maior o lucro que se obterá com o empreendimento construído.

De olho na documentação do empreendimento

Fora esses pontos, temos ainda a incrementação da documentação do empreendimento, que engloba plantas baixas, memoriais descritivos e de cálculos, por exemplo. Esses itens, além de serem fundamentais à execução plena de qualquer sistema e estrutura, podem ser solicitados a qualquer momento, mesmo enquanto o empreendimento já em uso. Qualquer modificação de layout, retrofit ou melhoria em infraestrutura terão seu processo facilitado com a presença de projetos de todas as disciplinas – logo, terão seu custo global reduzido.

Existem várias outras justificativas para se contratar um projeto de climatização, mas sem dúvida, em sua maioria culminará em melhoria e manutenção da saúde interna ao ambiente climatizado, confiabilidade e eficiência, e por fim, evitar gastos desnecessários, seja com energia ou retrabalho durante a execução da obra.

saulo-colunista-webarcondicionado

* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

Leia mais publicações de Saulo Cici >>

Francisco Pimenta também já falou sobre A importância de um projeto de climatização adequado

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado