Redação WebArCondicionado

Nessa matéria vamos trazer mais informações sobre tubulações de alumínio em relação a garantia. Já possuímos no site alguns textos sobre tubulações de alumínio e cobre. Embora seja unanimidade entre os profissionais e as marcas de que o cobre é melhor, ainda há divergências quanto a instalação, vantagens e desvantagens de utilizar cada material. Agora, saiba mais sobre a garantia na utilização do alumínio:

Instalação de ar-condicionado com tubulação de alumínio

Todas as fabricantes de ar-condicionado reconhecem que o alumínio é mais frágil e a instalação do aparelho em tubulação desse material não é a indicada.

Segundo a Daikin, “comparado ao cobre, o alumínio é um material que se sujeita mais facilmente à corrosão, inclusive pode ocorrer corrosão eletrogalvânica pelo contato do alumínio (tubos) com o cobre (conexões da máquina) e isso influencia na durabilidade das instalações e pode desgastar emendas e conexões entre a condensadora e evaporadora”.

De acordo com a Consul, “o alumínio é um material frágil e sofre grande deterioração com o tempo, sofrendo amassados e dobras. Por isso, as chances de você precisar trocar os tubos é alta. O tubo de alumínio também pode sofrer com a ação do ar em seu interior, ficando poroso e resultando em vazamentos”.

Leia também: Tubulação em Cobre ou Alumínio: Qual o melhor para o ar-condicionado?

Springer foi a última fabricante a aceitar alumínio na instalação do ar-condicionado

Até 2015 a Springer ainda aceitava tubulações de alumínio nas instalações de ar-condicionado, mas desde que fossem seguidas as características contidas em seus manuais: “A tubulação de interligação utilizando-se tubos de alumínio é permitida apenas com tubos da marca HYDRO®, revendidos exclusivamente nas lojas TOTALINE”.

Outro requisito indicado pela marca era sobre a maneira correta de utilizar as ferramentas para a instalação: “A maneira de trabalhar com o tubo de alumínio é ter um jogo de ferramentas para o cobre e um jogo de ferramentas para o alumínio, evitando a falta ou má limpeza das ferramentas, provocando produtos com vazamento em campo”. Além de utilizar a imagem abaixo como dica:

Isso tudo era válido até 2015. Após esse ano, a Springer também não permite mais a instalação com tubulações de alumínio.

Garantia de fábrica na instalação do ar-condicionado com tubulações de alumínio

Nenhuma marca de ar-condicionado pesquisada recomenda tubulações de alumínio. Conforme a Samsung, “a tubulação permitida para instalação dos condicionadores de ar Samsung é a de cobre. O cobre é um material de melhor qualidade e mais resistente, evitando riscos de eventuais problemas”.

Segundo a Daikin, “nenhum fabricante, inclusive a Daikin, recomenda tubulações de alumínio. A garantia dos equipamentos poderá ser negada caso se comprove o uso de tubos de alumínio”.

Leia mais: O que fazer se minha tubulação é de alumínio?

O consenso entre as fabricantes faz com que os profissionais de instalação fiquem atentos, assim como engenheiros no momento em que deixam esperas para o ar-condicionado em novos empreendimentos. Ter o retrabalho de abrir paredes para trocar tubulações gera um gasto desnecessário, além de sujeira e demais transtornos.

Deixe abaixo seu comentário sobre o assunto, queremos saber sua opinião. Até a próxima!