Confira em quais situações precisará recolher o gás dos tubos do ar-condicionado, quem pode realizar e como o profissional faz o procedimento

Lembre-se: quando precisar retirar o gás do ar-condicionado, chame um profissional especializado.

Semanalmente recebemos diversas perguntas referentes a instalações e manutenções de aparelhos. Algumas chegam constantemente como, por exemplo, sobre o procedimento correto para retirar os tubos do ar-condicionado sem vazar o gás. Por isso, preparamos um material para ajuda-lo a ter as respostas para todas as sua dúvidas. Confira!

Preciso retirar o gás para mudar o ar-condicionado de lugar?

Nossa resposta é sim. O gás do ar-condicionado deve ser recolhido e depois recolocado no momento da nova instalação. Temos uma publicação no blog abordando o assunto que pode ser lido aqui: Como recolher o gás do ar-condicionado.

Hoje vamos ensinar o passo a passo que antecede o recolhimento do gás, que é a retirada dos tubos. E não esqueça, o trabalho sempre deve ser realizado por um profissional especializado.

Como retirar os tubos do ar-condicionado?

Antes de mais nada, lembramos que o aparelho deve estar ligado para retirar a tubulação. Agora, veja como realizar o procedimento corretamente.

1 – Ligue o ar-condicionado. A Ideia é que o gás circule entre a tubulação;

2 – Retire as duas tampas que protegem as tubulações ligadas na condensadora;
* Note que após tirar as tampas, existe espaços em que pode ser utilizado a chave allen para girar o miolo, abaixo da tampa recolhida.

3 – Na tubulação mais fina, a de alta pressão, utilize a chave allen para fechar a válvula, que se encontra no miolo. Isso fará com que o gás pare de ser comprimido para a evaporadora (unidade interna) e vai ficar apenas sendo sugado pela tubulação de baixa pressão (tubulação grossa).

4 – Aguarde por cerca de 20 segundos e feche a válvula da tubulação de baixa pressão (tubulação grossa).

5 – No momento que foi fechada a segunda tubulação, desligue o ar-condicionado com o controle remoto. Isso fará com que o compressor não fique trabalhando em vão.

6 – Pronto! Agora o aparelho já pode ser desmontado sem que tenha perdido gás refrigerante.

Redação WebArCondicionado