No Dia do Refrigerista, conheça o curso que permite ao profissional entrar no ramo

técnico em refrigeração e climatização

Confira agora o que faz um técnico em refrigeração e climatização!

O profissional técnico em refrigeração e climatização faz parte do cotidiano de qualquer pessoa. Em mercados, centros de compras, escritórios, entre outros, o ambiente tem conforto térmico, pois alguém desse campo organizou os sistemas de ar condicionado.

Quem faz a manutenção preventiva ou corretiva em geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado são esses profissionais. Em 7 de julho é comemorado o Dia do Refrigerista para homenagear os técnicos de refrigeração e de climatização.

A área de atuação é bem ampla e os cursos necessários para entrar no ramo causam dúvidas nos interessados. Por isso, vamos abordar cada um desses pontos, com base no informado pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação.

O que faz um técnico em refrigeração e climatização?

Para começo de conversa, o profissional técnico é responsável por tudo que envolve equipamentos de refrigeração e climatização. Quem faz a especialização na área pode trabalhar com manutenção e instalação de aparelhos em ambientes comerciais ou residenciais.

Também pode atuar no campo das empresas de comercialização do maquinário, nas indústrias da climatização e da refrigeração, da construção civil, da farmacêutica, de produtos médico-hospitalares e do transporte frigorificado.

Mas como aprender as informações e os fundamentos para ser um profissional? A resposta é a que você com certeza imaginou: com o curso técnico em refrigeração e climatização.

Quanto tempo dura e como é o curso?

Conforme o Ministério da Educação, o curso técnico em refrigeração e climatização tem duração de um ano e meio em média, com carga horária mínima de 1200h. A formação pode ser feita na modalidade EaD ou presencial.

Para quem pretende fazer EaD e fica preocupado com a aprendizagem mais prática, os cursos neste formato devem ter até 20% da carga horária em atividades presenciais. Algumas instituições dividem as tarefas com parte acontecendo na escola e as demais em empresas do segmento.

Ao longo do curso técnico, o aluno conhece os processos de instalação e manutenção dos equipamentos de refrigeração e climatização. Também são transmitidos fundamentos relacionados ao manuseio dos gases, normas técnicas, legislação trabalhista, entre outros.

Ficou interessado em realizar a formação na área de refrigeração e climatização? Em nosso blog temos uma matéria listando escolas que oferecem o curso técnico. Para maiores informações, entre em contato com o Ministério da Educação.

Redação WebArCondicionado