Redação WebArCondicionado

A ventilação é responsável pela introdução de ar em um espaço e possui diversas utilidades, mas nesse texto vamos falar da ventilação na arquitetura. Ela é utilizada para controlar a qualidade do ar interno, diluindo e deslocando poluentes. Além disso, pode ser usado para interferir na temperatura interna para beneficiar a satisfação no ambiente. Abaixo vamos ver alguns tipos de ventilação:

Leia também: O que Gasta mais Energia, Ventilador ou Ar-Condicionado?

Ventilação natural

A ventilação natural é o fluxo intencional de ar externo para dentro do ambiente, por meio de aberturas como venezianas, janelas e portas. Na ventilação natural não é necessário energia, já que seu conceito de funcionamento está totalmente ligado a fenômenos naturais, como vento, umidade, sol, etc…

A dependência de fenômenos naturais é um ponto contra a ventilação natural, assim como a poluição e odores externos, por exemplo. Entre as vantagens da ventilação natural estão a economia de energia e a redução de emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Ventilação mecânica

Ventiladores, de todos os tipos, são a melhor forma de exemplificar a ventilação mecânica. Afinal, sistemas que ventilam por meios mecânicos como ventiladores de suprimento, de exaustão ou uma combinação de ambos, podem ser utilizados para regular o fluxo natural do ambiente.

Na ventilação mecânica existe algumas opções referentes a intensidade do fluxo de ar recebido, fazendo assim com que a sensação de satisfação dos indivíduos seja preenchida.

Ventilação industrial

A ventilação industrial visa a satisfação dos trabalhadores, tanto no bem estar, como na saúde. Tecnologias utilizada nesse tipo de ventilação conseguem eliminar presença de calor, poeira, fumaça, gases e odores no local de trabalho. Muitas vezes essa ventilação é realizada através de dutos e também com ventiladores de parede.

O cuidado com a ventilação industrial geralmente está ligado ao setores de segurança do trabalho, que visam a segurança e o conforto no ambiente de produção.

Entre as vantagens da utilização, está o fato de diminuir as incidências de doenças respiratórias, tornar o ambiente agradável e consequentemente mais produtivo, diminuir o número de faltas por conta de doenças e garantem que sejam cumpridas normas de segurança necessárias.

Ventilação comercial

A ventilação comercial é focada nos clientes. Assim como na industrial, ela pode ser realizada por dutos ou por ventilação mecânica, mas também de forma natural. Tudo dependerá do tipo de comércio, que pode ser de um restaurante a uma loja de roupas.

Deve ser levado em consideração que o conforto dos clientes ajuda para que eles sintam-se a vontade no ambiente comercial e possam realizar comprar e consumir produtos com a sensação de satisfação referente ao clima.

Entre as vantagens, está o fato de que clientes confortáveis no ambiente estão mais propensos a consumir e isso é essencial para o comércio.

Ventilação é a melhor forma de conforto?

Essa é a principal pergunta quando relacionamos ventilação com um ambiente confortável e livre do calor, por exemplo. A ventilação, seja da forma que for, ela apenas libera vento, dando a sensação de melhoria no ambiente. O ventilador, que é um aparelho acessível na maioria das residências deixa esse exemplo bem fácil de ser explicado. O ventilador entrega uma sensação gostosa de vento, mas ele não climatiza necessariamente o ambiente de forma exata e completa. Quem faz isso é o ar-condicionado.

Leia mais: Ligar o Ventilador e o Ar-Condicionado juntos economiza Energia Elétrica?

Esperar que o ventilador altere aquela temperatura de 30 graus e baixe a temperatura do ambiente como um todo não é a melhor alternativa. A utilização do ar-condicionado tem muito a ver com o conforto de fato do ambiente e não momentâneo, como o ventilador faz. Através do ar-condicionado é possível escolher exatamente a temperatura desejada para o ambiente todo, que reflete no conforto do copo humano. Lembrando que todos os aparelhos de ar condicionado também possuem a opção ventilação, que apenas libera vento e gasta muito menos energia. Por conta disso, é necessário avaliar bem qual a necessidade do local, para que possa escolher a melhor alternativa entre ventiladores ou ares-condicionado.

Caso opte pelo ar-condicionado, veja aqui os melhores preços de aparelho

Deixe abaixo seu comentário sobre nosso conteúdo. Queremos saber sua opinião.