* Atualizado em 05/02/2019

Roupa térmica para corredores

Ciclistas, jogadores de futebol, corredores, surfistas e demais atletas utilizam desse tipo de acessório: as roupas térmicas. Responsáveis por manter a temperatura do corpo para a maratona de exercícios, esses produtos prometem se adaptar ao seu tipo de necessidade corporal deixando a pele quente e úmida. Os preços variam entre mais ou menos R$45,00 até R$1000,00.

Não são todos os esportes que recomendam o uso desse material. Jogadores de futebol utilizam a camisa e a bermuda para evitar lesões nos músculos. O mesmo acontece com o pessoal do atletismo, que trabalha a musculatura quase que 100% do seu tempo. Lutadores de MMA, que utilizam apenas as bermudas, fazem da roupa térmica o seu aliado, já que o poliéster (um dos produtos que é feita essas roupas) e suas fibras que absorvem o suor, fazem que a evaporação aconteça na textura do tecido e não sobre a pele, facilitando os movimentos durante os combates.

Leia também: Blö – Dispositivo portátil que refrigera o corpo

Como e por que usá-las

Por parecerem camisetas normais, alguns atletas usam somente elas, o que é o caso dos maratonistas e lutadores. Tem quem as use por baixo de seu uniforme, caso dos futebolistas. Sua principal função é absorver o suor do corpo, já que secam com rapidez. Nos dias quentes, essas peças evitam o super aquecimento. Já no frio, as mesmas mantêm o calor da área protegida.

Muita gente pensa que dá para usar esse tipo de vestimenta para perder quilos. Porém, apesar do acúmulo de suor, a perda de calorias não é significante. Diferente do que se imagina, seu corpo queima mais peso quando está frio. As atividades físicas com produtos térmicos não contribuem muito para a queima de calorias ou para a perda de gordura corporal. A ilusão que as pessoas têm de que utilizar as roupas térmicas para perder peso vem mais do fato que a atividade provoca uma grande quantidade de suor.

A vantagem da roupa térmica é outra: ela motiva o atleta a praticar mais, criando condições mais confortáveis para o exercício. Além disso, a produção de água no corpo significa que você está se exercitando bastante, o que gera encorajamento psicológico e emocional para os praticantes a seguirem treinando.

Promoção de Verão


long para surfistasRoupas térmicas No surf

Por fim, geralmente as pessoas conhecem as roupas térmicas porque as veem sendo usadas pelos surfistas. Eles são os principais usuários da vestimenta, já que encaram ondas frias durante o ano todo. Aqui as roupas térmicas deixam de ser apenas camisetas e se transformam num macacão completo de neoprene, chamado de Long John. Esse material impede que a água passe pela roupa e chegue à pele do surfista, isolando também a baixa temperatura da água.

Leia Também: Camisa que ajusta a temperatura corporalCalça com Ar-Condicionado e Casaco com ar-condicionado

Redação do portal WebArCondicionado