Redação WebArCondicionado

Realizar o vácuo é um dos procedimentos indispensáveis para a instalação de um ar-condicionado.

Qual a função do vácuo?

Com o objetivo de deixar a tubulação limpa, eliminando umidade e qualquer vestígio de sujeira, o vácuo é um processo que deve ser realizado na instalação e quando for efetuada a recarga de gás, afinal, através dele será eliminado o restante do gás antigo.

Caso não seja realizado o vácuo, a vida útil do aparelho pode ser comprometida e o funcionamento do ar-condicionado poderá ser comprometido, fazendo com que ele não entregue a climatização ideal.

Leia também: Vácuo no Ar-Condicionado: Aumenta a vida útil e faz durar mais

Afinal, quanto cobrar pelo vácuo?

Manômetro para vácuo

Como citamos anteriormente, vale ressaltar que a realização do vácuo faz parte de um processo de vários passos para a instalação de um ar-condicionado. Ou seja, não é um serviço que possa ser realizado independente de outros passos.

Conforme o instalador Adriano Figueiró, “quando o consumidor contrata um serviço de instalação de ar-condicionado, já estão inclusos todos os procedimentos, inclusive o vácuo. É como se contratasse um profissional para furar a parede, um para colocar o suporte, outro para fazer o vácuo, não faz sentido.”

Leia mais: Como Fazer Vácuo no Ar-Condicionado

No momento de contratar o profissional é fundamental que seja realizada a pergunta se ele realiza o vácuo na instalação. Exija a realização do vácuo.

Deixe abaixo seu comentário sobre esse assunto. queremos saber sua opinião.