Redação Portal WebArCondicionado

Com o pressostato, os componentes do ciclo de refrigeração estão protegidos contra a subpressão ou a sobrepressão.

Função do Pressostato

Como sabemos, durante o funcionando do aparelho de ar condicionado, o fluido refrigerante sofre muitas variações de pressão. No entanto, essas variações se chegam a extremos podem danificar os sistemas. O papel dos pressostatos é exatamente evitar isso e manter essa pressão dentro de níveis considerados satisfatórios para o funcionamento do aparelho.

Para se ter uma noção da importância dessa peça, ela monitora a pressão do lado de alta e do lado de baixa. Em compressores semi-herméticos controla também a pressão do óleo. De acordo com o tamanho da pressão do fluido refrigerante, ele pode efetuar a parada do sistema em caso de irregularidade. Estas irregularidades podem ocorrer devido a alta ou baixa pressão. Isto depende do tipo de problema que o sistema está apresentando.

Além da parada do sistema, pode ocorrer a atuação de um alarme, fazendo o controle pelo lado de descarga (alta pressão), evitando que o circuito atinja pressões perigosas em locais como separadores de óleo, tanques de líquido e condensadores.

Leia também: Termostato: O que é e qual a sua função?

Saiba mais sobre o pressostato nesse vídeo abaixo:

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!