O manual é um item importante ao adquirir qualquer tipo de produto. Ele demonstra formas de montagem, funcionamento e a forma adequada de proceder com o equipamento. Após instalado, muitas pessoas optam por se desfazer do manual, mas será que realmente ele pode ser jogado fora?

Confira aqui manuais de ar-condicionado disponíveis de diversas marcas

Importância do manual do ar-condicionado

O manual é fundamental. Antes de qualquer instalação ou utilização, o manual deve ser lido com cuidado e atenção.
Não ler o manual e dar a ele a importância necessária pode virar uma dor de cabeça desnecessária, ocasionando prejuízos, perda de garantia e interferindo na vida útil do aparelho.

Vale lembrar, que os termos de garantia são especificados no manual e ele garante que a utilização do aparelho é a correta, afinal, se o usuário faz uso do aparelho da forma diferente que o manual aconselha, o produto poderá perder a garantia.

Em muitos casos, erros básicos cometidos pelo usuário poderiam ser evitados com a leitura do manual.

Leia também: Problemas, Causas e Soluções de Ar-Condicionado Split

Posso jogar fora o manual do ar-condicionado?

Nosso conselho é que mesmo depois de o aparelho instalado, podem ocorrer dúvidas sobre funcionalidades e características do produto. Dessa forma, não é adequado que o manual seja jogado fora. Afinal, ele não pode ser considerado apenas um livreto de informações básicas, o Manuel garante a segurança e o bom funcionamento do ar-condicionado.

Por conta disso, é interessante guardar o manual e ter ele sempre a mão para eventuais consultas e necessidades referentes ao aparelho de ar condicionado.

Jogar o manual do ar-condicionado fora pode representar deixar de lado dicas importantes que poderão ser úteis em todos os anos que o aparelho estiver a disposição do usuário.

Leia também: Qual a melhor marca de ar-condicionado? Guia completo!

Comente abaixo o que você acha sobre guardar o manual ou se desfazer dele. Queremos saber sua opinião.