* Atualizado em 31/01/2019

Há 110 anos atrás, uma gráfica americana encontrava dificuldades no verão para imprimir materiais, pois a tinta dilatava e acabava ilegível. Então, foi inventado um aparelho para controlar a umidade do ambiente interno do estabelecimento, dando origem ao ar condicionado de Willis Carrier. Esse equipamento revolucionou a humanidade.

Hoje esse aparelho está presente em diversos locais e torna nossa vida mais agradável nas temperaturas extremas. Ele nos refresca no verão e nos aquece no inverno, e ainda apor cima é usado na indústria para climatizar os mais diversos processos. Ultrapassa as questões de conforto, é prioridade para a saúde e o bem estar no mundo moderno.

Mas agora nos perguntamos, o que as pessoas faziam para se refrescar antes da invenção do ar-condicionado? A verdade é que, desde os primórdios, a humanidade busca métodos de climatização e refrigeração. Pesquisamos em algumas publicações sobre História e encontramos soluções que vão das mais bizarras até as que eram geniais adotadas na antiguidade para refrescar os problemas. Confira:

Métodos de climatização dos povos antigos

Ânforas egípcias

As ânforas egípcias eram como jarros de água feitos de barro e materiais semi-porosos. Essa composição ajudava com que a água evaporasse aos poucos, liberando apenas a parte quente, deixando a que ainda estava fria. O vapor liberado nos anteriores também era pouco para abafar o local, mas o suficiente para absorver o calor. Esse método, como foi descoberto, também era utilizado por indígenas e aborígenes nas Américas.

 

Câmaras frias

Muitas sociedades primitivas construíam pequenas salas de pedra lisa bem abaixo do nível do solo. O revestimento também devia ser feito com pedras, deixando pequenos espaços para que o calor do lado de fora não fosse passado adiante. Desta forma, era possível até mesmo manter alimentos semi-congelados, dependendo da profundidade e da espessura do revestimento.

 

Roma Antiga

Aquedutos Romanos

Os primeiros registros de climatização rudimentar aconteceram no século VI a.C., na Roma Antiga. Os cidadãos que pertenciam à nobreza usavam o sistema de aquedutos para circular água fria através das paredes das suas casas.

 

Heliogábalo Importação de Neve

Ainda em Roma, porém um período mais adiante, em meados de 200 d.C, o Imperador Heliogábalo teve uma ideia bastante trabalhosa. Ele ordenou a importação de neve das montanhas. Para isso, as cargas de gelo eram trazidas por caravanas puxadas com burros. O armazenamento era feito no jardim do palácio em uma estrutura especial. Não encontramos mais registros sobre este período, por isso, acreditamos que a ideia não teve continuidade.

Torres de Vento

Torres de Vento

Os arquitetos do Oriente Médio desenvolveram vastos projetos destacando as torres de vento. Considerado um elemento característico da arquitetura árabe, as torres de ventilação são usadas em diversas estruturas até os dias de hoje. Sua disposição permite capturar e distribuir brisas nos ambientes. A torre funciona também quando não há brisa, porque a temperatura dentro dela é diferente da temperatura externa, fazendo com que o ar quente da casa sempre circule.

 

Comerciantes de gelo

No final do século XVIII, surgiram os comerciantes de gelo. Homens que cortavam gelo congelado de lagoas para vender em locais mais quentes. Esses enormes cubos de gelo poderiam ser estocados e protegidos com palha para serem usados conforme a necessidade.

 

 

Algodão molhado:

Algodão molhado

Já em 1800, século XIX, os esforços para criar um ar condicionado voltaram novamente. Americanos usavam o seguinte sistema: eles empurravam o ar através de lençóis de algodão molhados com água gelada, na tentativa de refrescar o ambiente. De certa forma adiantava, mas era muito trabalhoso.

 

Ar condicionado antigo

Ar-Condicionado

Então no século 20, em 1902, um jovem engenheiro chamado Willis Carrier inventou um aparelho que retirava a umidade do ar através de dutos de resfriamento, criando assim o ar condicionado.

 

 

Agora que você conhece o que as pessoas faziam para se refrescar antes do ar condicionado existir, comemore por saber que essa tecnologia está ao nosso alcance. Qual será o futuro do ar-condicionado?

 

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Slate.