Por Salvador Fraga – Colunista do WebArCondicionado

o que é climatização?

O dicionário define climatização como sendo ?o conjunto de meios que permitem manter, em recinto fechado, um grau de umidade e uma temperatura desejada.? Podemos afirmar que climatizar um ambiente, nada mais é do que controlar o seu clima com a utilização de um sistema que condicione o ar, de acordo com a nossa vontade.

Por sua vez, ?clima? pode ser definido como a reunião de elementos atmosféricos como, por exemplo, temperatura, massas de ar, umidade, pressão e ventos. Ao estudarmos a posição do nosso planeta perante o Sol, observamos que devido aos movimentos de rotação e translação, há uma variação constante na exposição à luz solar. Por isso, ocorrem diferentes tensões de incidências do calor na superfície terrestre formando zonas mais frias e outras mais quentes.

Na atmosfera, devido ao aquecimento constantemente variado da camada de ar que envolve a Terra, ocorre o movimento de correntes de ar que são provocadas pela diferença de densidade do ar. Este processo sofre a ação da gravidade, onde o ar com maior calor sobe afastando-se da crosta terrestre, e o ar com menos calor desce em direção a ela. Este movimento provoca ventos, determina correntes marítimas e regiões do planeta com diferentes pressões atmosféricas.

ClimatizaçãoQuando projetamos o condicionamento térmico de um ambiente que servirá para abrigar o ser humano em suas mais variadas ações, (laborais, domésticas, lazer ou entretenimento), precisamos ter em conta a necessidade da reprodução, o mais próximo possível, das condições de climatização do planeta acima descritas, logo, não basta apenas à instalação de quaisquer condicionadores de ar, em qualquer posição no ambiente.

É dever de o consultor considerar a volumetria de ar trocada e distância de alcance de ar insuflado pelo evaporador, com relação à ocupação do ambiente, e não somente a carga térmica necessária a climatização.

Considerados o constante aumento da temperatura do planeta, e a atual proposta da arquitetura moderna com seus prédios, pele de vidro, cada vez mais será necessário a climatização mecânica dos ambientes com a aplicação de condicionadores de ar, buscando proporcionarmos conforto ao ser humano, que é homeotérmico.