Redação Portal WebArCondicionado

Na semana passada a Latam Airlines Brasil divulgou um material explicativo sobre os filtros utilizados em suas aeronaves. O objetivo da empresa com a divulgação do material e demais cuidados a bordo é garantir a qualidade do ar e a segurança para os passageiros mesmo diante da pandemia.

Filtro HEPA utilizado nas aeronaves

O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) já é um velho conhecido dos amantes do ar-condicionado, afinal, ele é encontrado em diversos aparelhos. Nas aeronaves Latam não é diferente. Com alta capacidade de filtração, ele faz parte do sistema de ar condicionado e pressurização, que renova a cada 3 minutos todo o ar da aeronave, garantindo um fluxo de ar maior que em qualquer outro ambiente fechado.

O filtro também é utilizado em ambientes hospitalares e extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,01 micrômetro. O Coronavírus, que varia de 0,08 a 0,16 micrômetros, é filtrado com eficiência pelos filtros HEPA utilizados nas aeronaves.

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Ar da cabine das aeronaves

“As pessoas tendem a pensar que o ar dentro das aeronaves é viciado e um ambiente propício para a contaminação, mas a verdade é totalmente o contrário. O ar da cabine do avião é uma mistura de ar fresco captado da atmosfera e de ar que passou por estes filtros de alta eficiência, o que torna o ambiente mais seguro, controlado e com ar de qualidade” explica Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Airlines Brasil.

O ar da cabine vem do nível do compartimento superior de bagagem (sobre e por detrás dos bins) e é captado no nível do chão da aeronave, o que significa que ele vem de cima para baixo, e não ao contrário. Algo importante é que não existe fluxo de ar no sentido horizontal, entre a parte da frente e de trás do avião.

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Confira o infográfico sobre mitos e verdades:

* Clique na imagem para abri-la em nova aba em tamanho maior.

Demais medidas da empresa contra o Coronavírus

A empresa destaca ainda que os filtros HEPA são uma das ferramentas da companhia para oferecer mais segurança a bordo.

Entre outras medidas da Latam estão a pulverização de todo o interior das aeronaves e a limpeza de todas as superfícies de contato, com aplicação de álcool 70% em poltronas, compartimentos de bagagem, mesinhas de refeição e banheiros, por exemplo.

Todos os passageiros e colaboradores devem utilizar máscaras, e a companhia oferece também álcool em gel em dispenser e sachês aos passageiros para a limpeza das mãos. O serviço de bordo foi adaptado para assegurar o mínimo de manipulação dos itens servidos. Nos check-ins há a orientação constante e marcações no chão para que os passageiros mantenham o distanciamento nas filas.

A empresa ainda publicou um vídeo sobre as medidas de higiene e distanciamento social adotados:

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