Redação Portal WebArCondicionado

Nesses mais de 10 anos de WebArCondicionado já noticiamos diversas invenções de ar condicionado ao redor do mundo, seja em roupas, sapatos e também de pescoço, mas é a primeira vez que uma marca mundial do setor HVAC-R aposta em uma novidade desse tipo e ainda que resfria o sangue.


Ar-condicionado de pescoço Fujitsu

Denominado de “Comfortable Gear”, o dispositivo da Fujitsu foi projetado para ser usado em volta do pescoço. Ele possui três áreas frias que tocam diretamente a pele. A posição das duas zonas laterais transmite sinais à veia e à artéria carótida, para resfriar o sangue que passa por elas antes de atingir o cérebro e o resto do corpo.

A intenção do aparelho não é resfriar o ar ao redor do corpo, mas através do sangue, fazer uma espécie de climatização de dentro para fora, sendo assim muito mais eficaz, diz a empresa.

O mecanismo de resfriamento interno do aparelho é líquido e está conectado a um dissipador de calor usado no pulso.

Mais sobre o ar-condicionado portátil que esfria o sangue

Não basta o lançamento da Fujitsu no Japão ser um condicionador de ar que fica no pescoço, além disso, como já citamos, ele é projetado para resfriar diretamente a artéria carótida, que proporciona uma sensação de resfriamento mais direta.

A artéria carótida é uma das mais importantes do corpo humano, devido à grande quantidade de sangue que circula; e o sangue, por sua vez, pode servir como um ‘refrigerante’ natural para o nosso corpo.Não é de surpreender que existam estudos baseados na injeção de soluções salinas frias diretamente na artéria carótida para resfriar o cérebro após um ataque cardíaco, evitando danos.

Útil para quem passa muito tempo ao ar livre e fácil de carregar

O equipamento é destinado principalmente a trabalhadores que precisam passar muito tempo ao ar livre, como trabalhadores da construção civil, organizadores de eventos, entre outras profissões.

Com um peso de 170 gramas, é fácil de transportar, embora seja necessário levar em consideração que, se adicionarmos o dissipador de calor e a bateria, o peso total será de 840 gramas. O aparelho possui Bluetooth, que permite que ele seja conectado a um celular para obter dados sobre nossa saúde, como temperatura corporal, etc.

Infelizmente o aparelho ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas quem sabe no futuro, não é?

Comente abaixo o que você achou dessa novidade. Até a próxima.