Atualizado em 24/07/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Um dos problemas enfrentados por usuários de ar condicionado é o gotejamento causado pela condensação da água do aparelho. Conforme já falamos aqui no blog, apenas Porto Alegre e Rio de Janeiro têm legislação sobre as gotas que saem na área externa. Quando o escorrimento é na área interna do ambiente, existem outras soluções.

Para eliminar este problema, está disponível no mercado o Vapoar Double. Com uma estrutura simples e eficiente, este dispositivo tem a capacidade de evaporar 3,5 litros de água por hora e pode ser instalado em qualquer tipo de ar condicionado de até 24 mil BTUs, seja Janela, Split Hi Wall, Split Inverter, Piso teto, Multi-split ou Cassete.

Como funciona o Vapoar?

O aparelho inicia automaticamente com a entrada da água proveniente da condensação do condicionador de ar, quando suas paletas são acionadas e começa o processo de evaporação da água. Entretanto, é preciso mantê-lo sempre conectado à energia e nunca desligar o disjuntor enquanto o ar-condicionado estiver em funcionamento. Na ausência de água, o aparelho não consome energia.

De acordo com Eduardo Lajus, responsável pela empresa fabricante do Vapoar, o aparelho é instalado no dreno de saída de água da evaporadora. Por ser um equipamento que não é ligado ao ar condicionado, o Vapoar não interfere na eficiência do aparelho e não deve jamais ser ligado “dentro” da fiação do condicionador, erro que às vezes costuma aparecer.

Informações do aparelho

Especificações do Vapoar

O Vapoar é de fácil instalação por ser um aparelho muito compacto, medindo apenas 15 x 17,5 cm. O consumo de energia é variável, conforme o volume de água.

Trabalhando entre 2A e 3A, a capacidade total de evaporação do aparelho ocorre quando usado na tensão 220v. Quando for usado em 110v, há uma redução entre 50A e 60% nessa potencialidade.

Instalação do produto

A instalação deve ser obedecida seguindo alguns passos importantes para evitar danos. É indispensável verificar a situação da bandeja aparadora. Se ela estiver enferrujada, a água contaminada pela ferrugem (cor avermelhada, escura) comprometerá o funcionamento do Vapoar. Também é importante verificar se há obstrução no dreno da bandeja e/ou mangueira de drenagem.

Outra observação importante é sobre a inclinação correta do ar-condicionado Janela: todo aparelho evapora, por si só, parte da água produzida por ele. Para que isso ocorra, o aparelho deverá estar com uma inclinação entre 0,5 e 1cm, conforme informado nos manuais de instrução e instalação dos fabricantes. Se o aparelho estiver com uma inclinação maior do que a especificada, não conseguirá evaporar parte da água da água produzida e drenará toda a água, afogando o Vapoar.

Além disso, o ideal é aplicá-lo já na instalação do aparelho de ar condicionado, assim você economiza em uma nova visita do profissional técnico

Precauções com o Vapoar

É preciso também tomar precauções na hora de testar o aparelho: “Muitas pessoas acabam testando o produto com água de torneira, e por possuir minerais, flúor e outros componentes químicos que podem danificá-lo, aumentando muito a amperagem”, afirma Eduardo Lajus. Deve-se cuidar também os produtos de higiene usados nos condicionadores de ar, pois alguns podem prejudicar na evaporação de água.

O Vapoar pode ser limpo toda vez que for feita a manutenção dos condicionadores de ar. Segundo o fabricante, o filtro que acompanha o produto deve ser substituído quando houver necessidade ou a cada seis meses.

Equipamento elimina gotejamento de ar-condicionado

https://www.webarcondicionado.com.br/cupons/?utm_campaign=2019&utm_medium=postblog&utm_source=webarcondicionado

E aí, o que achou da ideia? Ainda não encontramos outros produtos que estejam realizando o mesmo trabalho, mas manteremos essa postagem sempre atualizada com novidades!