Atualizado por Yuri Correa em 31/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado
ar-condicionado-gotejando-fora

Ar-condicionado instalado e funcionado corretamente é sinônimo de conforto e frescor. Porém, dores de cabeça podem surgir se alguns pontos externos não forem analisados periodicamente, e a mais comum delas é o gotejamento.

A água começa que goteja pela parte de fora ou pela unidade externa do seu Ar-Condicionado é normal, porém, onde ela vai parar? Esse é o problema que você precisa pensar!

Todo aparelho de ar-condicionado gera um resíduo de água que precisa ser eliminado de alguma forma.

Normalmente, direcionamos esse escorrimento pelo dreno para algum lugar adequado, mas não é todo mundo que se dá ao trabalho, e tem gente que deixa a saída de água do jeito como ela vem de fábrica, e as gotas residuais caem nos pedestres, na calçada, enfim, não é bonito e nem correto.

Por que cuidar do gotejamento?

O gotejamento de ar-condicionado nas vias externas é um assunto que gera muita discussão, pois não existem exigências nacionais em relação à água que cai do aparelho. Tudo o que encontramos são leis municipais que tentam organizar a situação.

Em Porto Alegre e Rio de Janeiro, o gotejamento de água nas vias públicas é passível de multa. Ou seja, nos modelos janela, expostos às áreas externas, é obrigatória a instalação de uma bandeja coletora. O material deve ser em forma de calha para impedir que a água caia na via pública.  

No Rio de Janeiro, a multa inicial é de R$150,00 – se o problema persistir após 30 dias, as penas são diárias no valor de R$50,00. Já na capital gaúcha a situação é de descaso. Por falta de interesse dos condomínios, a fiscalização é falha.

O dreno

Com a popularização dos splits o gotejamento tende a diminuir, pois estes modelos já possuem um caninho de silicone para escorrer a água. Mas eles também podem gerar as gotas indesejadas caso o dreno não seja direcionado corretamente na instalação. Entretanto, a água acumulada pelos modelos janela pode danificar a estrutura de marquises, ou então criar limo nas calçadas, trazendo perigos aos pedestres, por isso a importância de verificar a parte externa do equipamento.

E aí, entendeu porque o gotejamento precisa da sua atenção? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!