wifiHá três anos, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, constataram que os dutos de ar condicionado podem se tornar pontos de internet wi-fi. A modernização do sistema de conexão à internet acontece por meio da utilização de adesivos RFID (Radio Frequency IDentification), que em português significa identificação por rádio Frequência.

Os adesivos RFID são minúsculos condutores de ondas, que operam sem bateria e são alimentadas pela energia transmitida pela antena dos leitores. Estes adesivos necessitam de uma base transmissora (dispositivo leitor) para que possam receber e enviar as ondas programadas.

microchip RFIDA tecnologia existe desde a Segunda Guerra Mundial, onde foi usada por vários países para notificações de aproximação de aviões das tropas amigas. Hoje, os transmissores são encontrados em diversos formatos como microchips e etiquetas metálicas. Os dispositivos RFID podem ser utilizados em produtos, embalagens, lojas, animais, hospitais e até mesmo em pessoas.

Retrofit nos dutos de AC
No entanto, a descoberta dos estudiosos consiste no aumento do alcance das ondas das etiquetas. Geralmente, para responder a uma transmissão em ambientes abertos, os adesivos RFID precisam estar localizados entre 5 a 10 metros do leitor. Porém, dentro da tubulação de ar-condicionado ou ventilação, a distância aumenta para até 30 metros da base transmissora. Isto equivale a um andar de um prédio comercial.

Desta forma, é possível fazer o retrofitting de prédios com tubulações já existentes. Os pesquisadores afirmam que os dutos são excelentes canais para a circulação das ondas de rádio, pois são metálicos e ocos. O método reduz consideravelmente a instalação de fios e cabos de rede, pois necessita apenas de uma base transmissora por andar e adesivos distribuídos pelos dutos.etiqueta de rádio frequencia RFID

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado..