Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Buscando maior economia, muitos instaladores e consumidores se perguntam se é possível retirar o gás de um ar-condicionado e colocar em outro. O reaproveitamento dos fluidos pode trazer economia, mas será que não traz nenhuma dor de cabeça?

Já falamos aqui no WebArCondicionado sobre recolhimento, reciclagem e regeneração de gases refrigerantes. Nesse post aprendemos sobre os Centros de Regeneração, que são pontos que recebem gás refrigerante usado para fazer a filtragem e encaminhar para a reutilização.

Como colocar o Gás de um Ar-Condicionado em outro

Os Centros de Regeneração surgiram como fruto do Plano de Eliminação dos CFCs, e são autorizados a tratar apenas os seguintes fluidos:

R-12, R-22, R-134A, R-410A e misturas leves de CFCs e HCFCs.

Portanto, se você possui ou está lidando com um aparelho que utilize um desses gases refrigerantes, então é possível fazer a reutilização – após (e apenas após) o tratamento do fluido. Para isso, é preciso que um profissional de climatização treinado faça a descarga do refrigerante do sistema do seu ar-condicionado.

Depois disso, ele precisa levar o fluido para um Centro de Regeneração, onde o gás será tratado, filtrado e limpo. Pois dentro do sistema do ar-condicionado, o gás entra em contato com sujeiras e umidade.

É preciso retirar todas essas impurezas antes de colocar o gás em outro sistema de ar-condicionado.

Tem que ser o mesmo Fluido

A próxima parte vai parecer um pouco óbvia para quem já trabalha no setor, mas é muito importante lembrar que não é possível colocar um tipo de fluido refrigerante no sistema de um ar-condicionado fabricado para trabalhar com outro.

Por exemplo, não se pode retirar um botijão de R-22 de um split, tratá-lo e aí colocá-lo no sistema de um ar-condicionado que trabalha com R-410A. As pressões, saturações e densidades desses gases são diferentes, pois eles são compostos de moléculas diferentes.

Repassando

Então, é possível reutilizar o fluido refrigerante. Porém, ele precisa estar limpo de impurezas e ter sido tratado por um Centro de Regeneração. Além disso, você só pode reutilizar um tipo de gás em um ar-condicionado que tenha sido fabricado para operar com aquele mesmo tipo de fluido.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!