Redação Portal WebArCondicionado

Separamos algumas dicas que você deve prestar atenção antes de instalar a unidade interna do ar-condicionado, a famosa evaporadora.

Em qual ambiente da casa instalo meu ar-condicionado?

Geralmente o conforto térmico é mais desejado em salas e quartos, embora nada impeça de que seja instalado em outros ambientes, desde que respeite algumas especificações necessárias.

Em ambientes de conceito aberto, onde pode ser acoplado sala de estar e de jantar ou até mesmo a cozinha juntos o aparelho pode climatizar uma área maior casa. Claro, lembrando que para isso deve-se calcular de forma correta a potência necessária do aparelho de ar-condicionado, afinal, ele climatizará uma área muito maior e, consequentemente, precisará de uma capacidade maior para atender a necessidade do local.

Alguns usuários ainda optam pelo aparelho Multi Split, que possibilita ligar duas ou mais evaporadoras em uma única unidade externa (condensadora). Dessa forma, diversos ambientes podem ser climatizados ao mesmo tempo.

Leia também: Qual o Melhor Lugar para Instalar o Ar-Condicionado: Unidade interna e externa?

Estrutura básica para a instalação do ar-condicionado

Antes de qualquer coisa, o ponto de partida é a rede elétrica. Sem eletricidade não há o ar-condicionado garantindo o conforto no seu ambiente. Portando, se atente para a voltagem, bitolas de fios, se são as aconselhadas para a potência daquele aparelho.

O ar-condicionado deve ser instalado no melhor lugar possível, não podendo ser em locais que o deixem apertado por um espaço restrito. Ele também não pode ficar em locais onde haja a incidência direta de sol, já que pode prejudicar o aparelho e diminuir sua vida útil.

Outros cuidados importantes é que a saído de ar não pode de forma alguma ficar obstruída e a unidade deve ficar longe de fontes de calor ou vapor.

Por último, deve ser respeitada a altura mínima para a instalação. A maioria das marcas aconselha que seja instalado logo abaixo do teto, que deve ter um pé direito em torno de 2,5m.

Gostou de nossas dicas? Tem alguma outra para acrescentar? Comente abaixo e até a próxima.