Redação Portal WebArCondicionado

Trabalhar com elementos que envolvem eletricidade é algo constante para os profissionais de ar condicionado. Em muitos casos, a má qualidade das instalações e a falta de conhecimento geram um risco enorme.

Trabalhos feitos com profissionais geram mais segurança

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, as mortes ocasionadas por choque elétrico aumentaram em 12 % no Brasil no ano passado.

No caso de nosso país, o “jeitinho brasileiro” de resolver os problemas mesmo sem o conhecimento necessário ou fazendo uma pesquisa de tutoriais na internet fazem com que muitas vezes a pessoa que manuseia os elementos que envolvem energia não estão aptos a fazê-lo. Como em qualquer meio de atuação, o profissional da área sempre terá mais prática para resolver os problemas com segurança e de forma satisfatória.

Leia também:
Banco Nacional de Instaladores – O Maior Cadastro de Profissionais em HVAC do Brasil

Algumas dicas básicas para evitar choques elétricos

Outra dica básica é nunca manusear descalço algum equipamento que trabalhe com eletricidade. Isso evita que o corpo funcione como condutor durante uma descarga elétrica.

Raios e tempestades podem gerar picos de energia e os aparelhos podem funcionar também como condutores de descargas elétricas. Então, nessas situações o melhor é se afastar de objetos que estejam na tomada.

A água é outro item que não combina com aparelhos elétricos. O contato de um aparelho que contenha energia com a água pode gerar curto circuito e causar grandes problemas a quem estiver manuseando.

Leia mais: Picos de energia: entenda por que eles acontecem e proteja seus equipamentos

Deseja compartilhar com a gente mais dicas? comente abaixo. Até a próxima!