Redação WebArCondicionado

Nesse texto vamos explicar o que é o nitrogênio e qual sua função para o bom funcionamento do ar-condicionado.

teste-estanqueidade-vazamento-gás

 

O que é o nitrogênio?

Também conhecido como azoto, o nitrogênio é um elemento químico. Ele é incolor, inodoro, insípido e principalmente inerte, não participando da combustão e nem da respiração.

O nitrogênio está presente em todos os seres vivos. Estima-se o nitrogênio seja o sétimo elemento mais abundante na Via Láctea e no Sistema Solar. O próprio corpo humano possui cerca de 3% do seu peso em nitrogênio. Trata-se do quarto elemento mais abundante no corpo humano depois do oxigênio, carbono e hidrogênio.

Leia também: Quanto Tempo dura o Gás do meu Ar-Condicionado?

Para que serve o nitrogênio no ar-condicionado?

O nitrogênio é utilizado em sistemas de ar-condicionado para que a pressurização seja realizada. Através dela, são encontrados vazamentos nas tubulações do aparelhos. Além disso, o nitrogênio também serve para limpar o sistema do ar-condicionado.

O teste de estanqueidade, com nitrogênio, também é algo importantíssimo para o bom funcionamento do aparelho.

Como utilizar o nitrogênio no ar-condicionado?

Como já vimos, o nitrogênio serve para localizar vazamentos, mas também para realizar o teste de estanqueidade e certificar-se de que o sistema não aponta vazamentos e está pronto para a utilização.

No teste de estanqueidade, que deve ser realizado logo após a instalação, a ideia é dar uma geral na instalação, para que não ocorra vazamentos no futuro. Existem diversos tamanhos e formas de cilindros de nitrogênio, cabe ao profissional escolher o que mais se adéqua, levando em consideração a quantidade contida no frasco e o tamanho da tubulação.

Os testes realizados com nitrogênio possuem dois métodos, o primário e o secundário. No teste primário, são pressurizados apenas as linhas de cobre, com a atenção voltada para as soldas e certificar-se de que não existe vazamento. No teste secundário, todo o sistema é pressurizado. Nesse caso, são verificadas as conexões, a flange e a serpentina. A intenção é ter a certeza de que a instalação foi um sucesso. Para identificar vazamentos em instalações antigas é o mesmo processo. Abaixo deixamos um conteúdo bem legal sobre o assunto:

Leia mais: Teste de Estanqueidade: Como detectar Vazamento de Gás no Ar-Condicionado