Redação WebArCondicionado

Os sensores de temperatura são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho de ar condicionado e nessa publicação vamos falar sobre a troca deles no caso de estar danificado.

O que são os sensores de temperatura e degelo do ar-condicionado?

“O sensor de metal (de degelo) vai na serpentina, na evaporadora (caso do Split). A função dele é no ciclo reverso em que no caso, ele bloqueia o ventilador do evaporador até que ela atinja a temperatura para assim liberar a ventilação quente. A outra ponta, que parece ser de plástico, é para captar a temperatura do ambiente de retorno. Todos eles possuem o conector plug and play que vai na placa. Porém, para a troca, antes de tudo é necessário realmente avaliar se há defeito no sensor. Essa verificação se dá via ohms (resistência)”, diz o instalador Adriano Figueiró.

Em caso de falha, a maioria dos profissionais indicam que sejam substituídos os dois sensores, por dizerem que ao falhar um, provavelmente o outro em breve poderá falhar também. Então o indicado é já trocar os dois.

Leia também: Como testar o sensor de temperatura do ar-condicionado?

Como trocar os sensores de temperatura e degelo do ar-condicionado?

A troca dos sensores é algo simples. Nesse caso, é necessário manter o cuidado e a atenção, afinal, eles vão conectados na placa e é preciso cuidado para manejá-la.

Sendo assim, basta conectar a ponta com o plug no local indicado na placa e ele estará conectado. Alguns modelos utilizam um plug para cada sensor e outros possuem um plug apenas para os dois.

Quanto as ponteiras, o sensor de degelo (aquele com a ponta de metal) vai dentro de um tubinho de cobre conectado na tubulação, já o sensor de ambiente, vai na frente da serpentina, geralmente tem uma espécie de presilha para fixa-lo nesse local.

A troca dos sensores de degelo e de temperatura é algo simples que pode ser realizada em poucos minutos. Como dissemos, cuidado e atenção são as palavras chaves para realizar a substituição de maneira adequada. Assim, o aparelho estará em perfeito funcionamento novamente.

Já trocou algum sensor do ar-condicionado? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!