Redação WebArCondicionado

Entenda bem como funciona seu aparelho e o que fazer para conseguir uma climatização mais satisfatória e rápida na sua casa

Vira e mexe você se pergunta se o ar-condicionado está mesmo ligado? Ou se dá pra diminuir a temperatura? Pode ser que você não esteja usando seu aparelho do melhor jeito possível.

Não é apenas a potência (quantidade de BTUs) do seu ar-condicionado que deve ser levada em conta quando falamos de uma refrigeração satisfatória. Um bom uso do aparelho (e de suas funções) e uma preparação ideal do ambiente ajudam muito a climatizar o espaço com eficiência e economia.

Vamos falar sobre as funções do ar-condicionado que podem melhorar a climatização e dar algumas dicas para potencializar o desempenho do aparelho.

1. Qual é, afinal, a temperatura ideal do ar-condicionado?

Se você espera um ambiente extremamente gelado, beirando o de uma câmara frigorífica, é importante rever essa expectativa. Um ar-condicionado com potência maior do que a necessária e operando o tempo todo no máximo não é nem um pouco econômico e nem mesmo saudável.

Uma temperatura agradável em ambientes fechados deve ficar entre 23° C e 26° C (durante o verão) e entre 20 ºC e 23 ºC (no inverno). Essas são recomendações de uma resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

2. Vale deixar o ar-condicionado mais gelado assim que ele for ligado?

Se a ideia é deixar o ambiente gelado mais rapidamente, vale sim diminuir bastante a temperatura temporariamente. E, depois, mantê-la em torno dos 23 ºC.

Vários aparelhos, inclusive, têm uma função que coloca a climatização na menor temperatura possível com um único botão: é a “função cool” (ou “modo frio”). Com essa funcionalidade, a temperatura é reduzida para 16º C, por exemplo. Em alguns controles, a “função cool” é representada pelo ícone de um floco de neve.

Lembre-se que em temperaturas muito baixas o aparelho gasta muito mais energia. É importante desligar a função depois de alguns minutos.

3. É possível acelerar ainda mais a refrigeração do ar-condicionado?

Alguns aparelhos têm uma função que, além de colocar o ar-condicionado em uma temperatura muito baixa, ainda faz com que a refrigeração seja mais acelerada.

É o “modo turbo” (ou “jet cool”). Essa funcionalidade alia o máximo de ventilação do aparelho à temperatura mais baixa. A proposta é fazer com que o ar gelado se espalhe mais rapidamente pelo ambiente. E, assim como a “função cool”, também é feita para ser usada temporariamente.

4. Dá pra chegar em casa e já encontrar a sala gelada?

Ao chegar em casa depois de um dia de verão, os cômodos estão muito quentes e demoram pra gelar mesmo com as funções que indicamos acima. Seria ótimo se a casa já estivesse fresca, não é mesmo?

Pois os aparelhos com função wi-fi, aliados a equipamentos de automação residencial, podem ser ligados à distância pelo celular. Assim, você pode começar a refrigerar sua sala antes mesmo de chegar em casa.

5. Um aparelho de ar-condicionado limpo gela mais?

A limpeza do aparelho de ar-condicionado é fundamental para a qualidade do ar e nunca pode ser esquecida. E saiba que um filtro limpo ajuda muito também na capacidade de gelar.

Quando acumula impurezas, o filtro bloqueia mais a passagem de ar e ainda força mais o motor. Ou seja, além de diminuir na prática a potência do seu ar-condicionado, um filtro sujo ainda pode reduzir a vida útil do seu aparelho.

Vale também verificar se as áreas de entrada e saída de ar do aparelho (tanto da unidade interna quanto da externa) estão desbloqueadas. É importante que o equipamento tenha uma área livre para operação.

6. Por onde o ar gelado pode escapar?

É uma observação óbvia, mas sempre se lembre de fechar as passagens de ar do ambiente. Um local bem isolado é uma das melhores formas de garantir uma climatização eficiente.

Em um ambiente com entra e sai constante, ou com frestas, o ar-condicionado tem muito mais trabalho para resfriar. Se a janela for veneziana, por exemplo, é importante fechar o vidro.

7. O que posso fazer com o cômodo pra ele gelar mais?

As cores do seu ambiente e os objetos e aparelhos funcionando interferem diretamente na capacidade de refrigeração do ar-condicionado.

Você pode priorizar o uso de luzes frias para a iluminação, por exemplo (lâmpadas incandescentes sempre aquecem mais). Outra dica: algumas plantas também ajudam a deixar o local naturalmente mais fresco, além de umedecer o ar.

Fique atento também para a incidência de raios solares. Mantenha persianas, cortinas e portas fechadas quando o sol estiver batendo diretamente no cômodo. E as cores claras (nas paredes e cortinas) diminuem a retenção de calor no ambiente e ajudam no bom desempenho do ar-condicionado.

8. E se o gás estiver vazando?

Se as condições do local estão boas e se você está usando corretamente as funções do aparelho, mas ainda assim o ar-condicionado não está gelando, pode ser sinal que há vazamento do gás.

A manutenção periódica do aparelho é sempre fundamental. Se há suspeita de vazamento, nunca mexa na tubulação de gás sozinho. Chame um técnico da AGYX e aproveite seu ar-condicionado com o melhor desempenho e sem preocupação.

Compartilhar: