Aparelho pode ser usado no verão e no inverno
como escolher o ar-condicionado quente e frio

Veja como escolher o ar-condicionado quente e frio!

Nesta publicação, iremos mostrar como escolher o ar-condicionado quente e frio ideal. O modelo é recomendado para quem vive em regiões com grandes mudanças de temperaturas.

Como o nome sugere, pode ser usado para enfrentar o calorão do verão e o frio rigoroso inverno. Desta forma, o aparelho de climatização com ciclo reverso é indicado principalmente para aqueles que residem no Sul e no Sudeste do Brasil.

Tem dúvida se vale a pena comprar este modelo? Este conteúdo responderá todas as suas perguntas. Veja agora como escolher o ar-condicionado quente e frio ideal para o ambiente de sua casa, comércio ou loja!

Descubra a potência em BTU do ar-condicionado

Antes de escolher o modelo, é necessário encontrar a potência em BTU recomendada para o espaço. A medida está relacionada com a capacidade do ar-condicionado de esfriar ou esquentar os ambientes.

A potência em BTU indica a força de recolher o ar e devolver para o cômodo em temperatura mais baixa ou mais alta. Por consequência, define a capacidade do ar-condicionado de climatizar o espaço.

E como descobrir a potência em BTU ideal para o seu ar-condicionado quente frio? Em nosso blog, temos uma calculadora que vai ajudar você nisso.

Para usar a ferramenta, separe as informações de largura, comprimento, turnos de exposição ao sol e o número de pessoas e de eletrônicos. Depois basta clicar em “Calcular” e encontrar a potência em BTU e o modelo de ar-condicionado ideal.

Modelos de Ar-condicionado Quente Frio

Já sabe a potência em BTU do seu ar-condicionado. Chegou a hora de conhecer os modelos de ar-condicionado quente e frio para o seu ambiente. Em uma busca, identificamos os modelos Split Hi Wall, Janela, Split Cassete, Split Piso Teto e Multi Split.

Os aparelhos de ar-condicionado quente frio podem ser encontrados nas marcas Springer Carrier, Fujitsu, Carrier, Daikin, Samsung, Gree, Philco, Elgin e Electrolux.

Em residências, os mais recomendados são o Split Hi Wall, o Janela e o Multi Split. Por outro lado, Split Cassete e Split Piso Teto são mais comuns em ambientes comerciais e até mesmo escolas e universidades.

Abaixo pode conhecer mais detalhes sobre cada modelo de ar-condicionado quente e frio.

Ar-Condicionado Split Quente Frio

Este modelo é recomendado para ambientes de apartamentos, casas, escritórios e pequenas salas comerciais. O ar-condicionado Split Hi Wall pode ser encontrado nos modelos de 9000 BTUs, 12000 BTUs, 18000 BTUs, 24000 BTUs e 30000 BTUS.

Com alta eficiência energética, tem ótimo custo benefício e é um dos modelos mais silenciosos do mercado. Alguns dos diferenciais deste aparelho são os sistemas de filtragem de ar, display digital e função timer/sleep.

Ar-Condicionado Janela

Formado por uma única peça, diferentemente do Split evaporadora (unidade interna) e condensadora (unidade externa), é um dos modelos mais tradicionais. São comercializados com 7000 BTUs, 10000 BTUs, 12000 BTUs, 18000 BTUs, 21000 BTUs e 27000 BTUs.

É indicado para pequenos e médios ambientes, sendo bastante eficiente na climatização. Mesmo não sendo moderno, é a escolha certa para quem busca praticidade.

Split Cassete

Ao contrário dos modelos anteriores, este é ideal para ambientes comerciais. Tem alta capacidade de climatização de médio e grande porte, sendo uma das vantagens a possibilidade de ficar embutido no teto ou no forro.

Possui até quatro vias para a saída do ar, que podem ser controladas individualmente. O ar-condicionado Split Cassete está disponível nas potências de 18000 BTUs, 24000 BTUs, 30000 BTUs, 36000 BTUs, 48000 BTUs e 60000 BTUs.

Split Piso Teto

Assim como o equipamento anterior, é recomendado para espaços de médio e grande porte, principalmente comerciais, com grande circulação de pessoas. Pode ser colocado em diversas posições, o que libera espaço maior no ambiente.

Tem alto desempenho na climatização e é a melhor escola para cômodos com o pé-direito muito alto. O ar-condicionado Split Piso Teto é comercializado nas potências de 18000 BTUs, 24000 BTUs, 30000 BTUs, 36000 BTUs, 48000 BTUs, 60000 BTUs e 80000 BTUs.

Multi Split

Semelhante ao Split Hi Wall, permite conectar mais de uma evaporadora (unidade interna) a uma condensadora (unidade externa). Por isso, o modelo é chamado de Bi Split, Tri Split, Quadri e Penta Split, ou seja, dois, três, quatro e cinco evaporadoras.

Pela estrutura de funcionamento, diminui o espaço usado para climatizar mais de um ambiente. O aparelho é comercializado nos modelos entre 18000 BTUs e 60000 BTUs.

Ar-Condicionado Quente Frio Mais Econômico

Depois de encontrar a potência em BTU ideal e escolher o modelo, dê preferência ao ar-condicionado com baixo consumo de energia. Isso é possível ao observar o equipamento com menor consumo kW/h. Essa é uma formas de economizar na conta de luz.

Escolher um ar-condicionado quente e frio Inverter é mais uma maneira de ter eficiência energética. Os modelos com a tecnologia são mais econômicos na comparação com o modelo On/Off, pois mantém a temperatura constante, sem oscilações de energia.

Assim, a economia no consumo de energia pode alcançar 70% em relação ao equipamento On/Off. A última dica é escolher um ar-condicionado quente e frio com selo Procel A.

O selo indica a eficiência da máquina, começa em A e vai até a G, sendo a letra inicial menor consumo e a final maior consumo de energia elétrica. Ainda assim, uma dúvida comum é sobre o consumo do ar-condicionado no modo quente ser maior.

Embora possa parecer que sim, o consumo do não é maior, ou seja, é um mito, conforme explicamos nesta publicação. Aliás, os motivos para a falsa impressão e maiores detalhes também são explicados. Entre em nosso conteúdo sobre o tema neste link aqui.

Pronto, já sabe como escolher o ar-condicionado quente e frio ideal para a sua casa, comércio ou loja.

Redação WebArCondicionado