Aparelho está disponível nos modelos Split, Janela, Cassete, Piso Teto, Multi Split e Dutado
vale a pena comprar ar-condicionado quente e frio

Descubra se vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio.

Com o inverno rigoroso no Sudeste e, principalmente, no Sul do Brasil, será que vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio? Se vive em alguma destas partes do país, os aparelhos que têm os dois ciclos são uma ótima escolha.

Embora sejam mais usados no verão, no modo frio, os modelos com a função quente são ideais para o inverno. Desta forma, poderá enfrentar o frio e calor com um único ar-condicionado, otimizando o espaço de casa, empresa ou loja.

Mas como saber se vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio? Antes de responder a pergunta, vamos explicar como funciona um equipamento que, também, traz a função quente.

Como Funciona um Ar-Condicionado Quente e Frio?

O ar-condicionado muda a temperatura dos ambientes pelos ciclos de troca de calor. Se tem tanto o modo quente como o frio, o aparelho tem o ciclo reverso. Mas qual a diferença de operação de cada função?

Quando possui somente o ciclo frio, o sistema de refrigeração do equipamento é formado por um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador (unidade interna) e um condensador (unidade externa).

Com aqueles componentes, o gás refrigerante circula para esfriar o ambiente, por meio da troca de ar quente pelo ar gelado do ar-condicionado. Nos modelos quente e frio, a diferença está na adição da válvula reversora ou válvula quatro vias, além dos demais itens.

A válvula faz o equipamento operar de modo oposto, pois recolhe o ar frio e devolve ar quente para o ambiente. Agora que sabe como funciona, descubra se vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio.

Por que Comprar um Ar-Condicionado Quente e Frio?

O ar-condicionado quente e frio pode ser usado tanto no verão como no inverno. Ou seja, terá um equipamento dois em um, sendo utilizado em qualquer período do ano.

Falando nisso, ao invés de ter um equipamento para cada função, vai otimizar o espaço de casa, pois terá tudo em apenas um aparelho. Assim, tira a necessidade de ter um aquecedor elétrico e um ar-condicionado somente frio, por exemplo.

Com o ar-condicionado quente e frio, pode-se escolher uma temperatura exata e constante, proporcionando mais conforto térmico no ambiente. A funcionalidade, por exemplo, não pode ser selecionada em um aquecedor.

Aliás, na comparação entre os aparelhos, o consumo do ar-condicionado é mais baixo e pode ser até sete vezes menor com a tecnologia Inverter. No inverno, as doenças respiratórias são mais comuns.

Como os equipamentos possuem sistema de filtragem, pode melhorar a qualidade do ar no ambiente interno. Isso ocorre, pois o aparelho é capaz de filtrar as impurezas, como os vírus, os fungos e as bactérias.

Modelos com Ciclo Quente e Frio

Em uma rápida busca, encontramos o ciclo quente e frio nos modelos Split Hi Wall, Split Piso Teto, Split Cassete, Multi Split, Janela e Dutado. Abaixo pode-se visualizar maiores informações sobre cada modelo.

Split Hi Wall

Este modelo é o mais famoso e é indicado para apartamentos, casas, escritórios e salas comerciais. É dividido em duas unidades, a evaporadora (interna) e condensadora (externa), que são interligadas.

Pode ser encontrado nas potências de 9000 BTUs, 12000 BTUs, 18000 BTUs, 24000 BTUs e 30.000 BTUs. Outras características deste aparelho são a economia, o design menor e mais leve, além de ter baixo ruído.

Split Piso Teto

Recomendado para ambientes de médio e de grande porte, seja residencial ou comercial, tem forte capacidade de refrigeração. Também é indicado para locais com grande circulação aglomeração de pessoas, pois a vazão de ar é maior na comparação ao Split Hi Wall.

Pode ser instalado no piso ou no teto, liberando espaço no ambiente. Está disponível nas potências entre 18000 BTUs e 80000 BTUs.

Split Cassete

melhor-ar-condicionado-cassete-daikin

O aparelho Cassete tem quatro vias para a saída do ar e é ideal para espaços amplos e de médio tamanho, seja uma casa ou um ambiente comercial. Pode ficar embutido no teto, no forro ou no gesso e tem design discreto.

As aletas do ar-condicionado Cassete podem ser controladas individualmente, o que facilita para direcionar o vento. Tem grande capacidade de distribuição de ar, proporcionando maior climatização. Está disponível nas capacidades entre 18000 BTUs e 60000 BTUs.

Multi Split

Semelhante ao Split Hi Wall, o ar-condicionado Multi Split permite conectar duas ou mais evaporadoras (unidade interna) em apenas uma condensadora (unidade externa). O aparelho é indicado para residências, pequenos escritórios ou ambientes de médio porte.

Existem os modelos Bi Split, Tri Split, Quadri Split e Penta Split, sendo 2, 3, 4 e 5 unidades internas, respectivamente. Pode ser encontrado nas potências de 14000 BTUs até 60000 BTUs e as unidades internas podem ser do tipo Split Hi Wall, Piso Teto, Cassete e Duto.

Ar-Condicionado Janela

vale a pena comprar ar-condicionado quente e frio

Recomendado para ambientes menores, como salas e quartos, é formado por uma única peça. Ou seja, é diferente dos Splits, que são divididos em duas unidades.

Até por ser uma única peça, a instalação é mais fácil na comparação com os demais modelos. Está disponível nos modelos entre 7000 BTUs e 27000 BTUs e é o ar-condicionado mais barato.

Dutado

vale a pena comprar ar-condicionado quente e frio

É ideal para espaços de grande porte e de carga térmica elevada, pois pode climatizar diversos ambientes ao mesmo tempo. Diferente do Multi, o Split Dutado é ideal para espaços como escritórios, consultórios, salas comerciais, shoppings, entre outros.

Um dos diferenciais deste modelo é a possibilidade de atender diversos espaços com alta performance. Pode ser encontrado nas potências entre 18000 BTUs e 120000 BTUs.

Afinal, vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio?

Se quer um aparelho para usar em qualquer época do ano, a resposta é fácil: sim, vale a pena comprar um ar-condicionado quente e frio. Como o ciclo reverso está disponível em diversos modelos, use a nossa calculadora de BTUs para encontrar o aparelho ideal.

Tem alguma dúvida sobre qual aparelho escolher? Entre em nossa publicação e conheça os 10 melhores modelos. Agora que sabe a potência ideal para climatizar o ambiente, está pronto para comprar o seu ar-condicionado com ciclo quente e frio.

Redação WebArCondicionado