Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

como-desinstalar-o-ar-condicionado

Desinstalar um ar-condicionado é tarefa para um profissional especializado, ok? Essa a primeira coisa que deve ficar clara para quem pretende mover seu Split de lugar ou trocar o velho por um novo. Pensou em tirar o aparelho da parede, é preciso ter um técnico capacitado.

Tendo isso em mente, hoje vamos deixar aqui um passo a passo geral do que deve ser feito na hora de desinstalar um ar-condicionado. Serve tanto para o consumidor que quiser garantir que a operação está sendo feita corretamente, quanto para o técnico que quiser conferir para ter certeza de que não está esquecendo de nada.

Os principais passos para desinstalar o Ar-Condicionado:

  • Ligue o ar-condicionado;
  • Feche a válvula de alta pressão;
  • Espere 2 minutos;
  • Feche a válvula de baixa pressão;
  • Desligue o ar-condicionado;
  • Desligue o disjuntor do ar-condicionado;
  • Desligue o aparelho da rede elétrica;
  • Desengate as tubulações;
  • Desparafuse as unidades de seus suportes;
  • Retire os suportes das paredes.

Recolhendo o Gás Refrigerante

O Split é dividido em duas partes, certo? Uma interna outra externa. Logo, o gás refrigerante está espalhado em todo esse sistema. Desde a condensadora do lado de fora, passando pelas tubulações até a evaporadora do lado de dentro.

Para tirar o Split do lugar, é preciso fazer o recolhimento desse gás para um lugar só, evitando o vazamento. E há duas possibilidades para isso:

  1. Recolher o gás para a condensadora;
  2. Recolher o gás para um cilindro usando uma recolhedora.

Em ambos os casos, a operação é muito simples. Procure pelas saídas de alta e baixa pressão na condensadora. A de alta pressão é a que tem uma tubulação mais fina, é ela quem manda o gás para a unidade interna. A de baixa pressão é a que tem a tubulação mais grossa, e é ela quem puxa o gás.

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Desrosqueie as tampas de metal de cada válvula, e perceba que elas possuem um encaixe para uma chave allen – o tamanho de chave allen depende de cada modelo e potência de ar-condicionado. Ligue o ar-condicionado e, com ele funcionando, use a chave allen apropriada para fechar a válvula de alta pressão.

Espere aproximadamente 2 minutos para garantir a total sucção do gás e pronto, use a chave allen correta para fechar essa válvula também, e desligue o ar-condicionado. Se for fazer essa operação com uma recolhedora, a diferença é que você vai conectar a válvula de baixa pressão na máquina recolhedora e ela é quem vai puxar o gás.

Desligue tudo da eletricidade

Depois disso, o ar-condicionado não precisa mais ser ligado, então você pode desligá-lo da rede elétrica. Comece desligando o disjuntor responsável pelo aparelho no seu quadro de energia, e depois você pode fazer o resto das desconexões no aparelho para poder remover as unidades uma a uma.

Retirando o Ar-Condicionado do suporte

O próximo passo é retirar o ar-condicionado dos suportes que sustentam o equipamento. Antes disso, é preciso desconectar as tubulações e as fiações entre as unidades. 

O suporte da unidade interna fica atrás da evaporadora, e o da unidade externa fica abaixo. Desparafuse ambos e retire as unidades com cuidado. Uma vez retiradas as unidades da parede, basta retirar os suportes e pronto, está feita a desinstalação do seu ar-condicionado.

E aí, lembrou de todos passos para desinstalar um ar-condicionado Split? Deixe suas dúvidas e sugestões abaixo!