Redação Portal WebArCondicionado

Agosto, o mês que costuma ser o mais seco do ano em boa parte do Brasil, já acabou. Agora, em setembro, começa a subir a temperatura mas o ar ainda segue seco nesse final de inverno.

Se os aparelhos de ar condicionado ajudam a dar muito mais conforto ao fazer a refrigeração de nossas casas e escritórios, é verdade também que eles acabam ressecando ainda mais o ambiente caso não se tome alguns cuidados.

Não é preciso passar calor e nem ficar com os olhos e a boca ressecados nessa época do ano, quando o clima está em transição. Veja algumas dicas pra deixar o ambiente com temperatura e umidade confortáveis – e sem abrir mão do ar-condicionado.

O que fazer pra manter o ar com umidade agradável?

Para fazer a climatização, os aparelhos de ar condicionado retiram umidade do ambiente. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, um nível de umidade abaixo de 30% é considerado crítico. E, abaixo de 50%, algumas pessoas já começam a sentir incômodos.

O que você pode fazer:

– Quando possível, alterne o uso do ar-condicionado com um pouco de circulação do ar de fora;

– Use um umidificador de ar (lembrando que alguns aparelhos de ar-condicionador já vêm com função de umidificar o ar. Saiba mais aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/pode-usar-ar-condicionado-e-umidificador-ao-mesmo-tempo);

– Use soro fisiológico no nariz, caso sinta muito ressecamento ao respirar;

– Evite ficar muito perto das saídas de ar frio;

– Beba bastante água (essa dica vale inclusive pra dias mais úmidos).

Lembrando, também, que umidade em excesso também traz desconforto e faz mal à saúde. Um ar muito úmido ajuda fungos, bactérias e ácaros a se espalhar.