Redação WebArCondicionado

Na hora de escolher qual sistema de ar-condicionado instalar no estúdio, além de funcionalidade e performance, é essencial buscar aparelhos que sejam silenciosos

Quem já visitou um estúdio de gravação sabe! Durante a gravação, nenhum ruído de fundo (background) pode ser detectado. A exigência de se manter portas hermeticamente fechadas para controlar qualquer barulho traz uma necessidade: o ar-condicionado.

O desafio é a instalação de um aparelho ou sistema de refrigeração que não produza ruídos e vibrações.

Considerações para montar um estúdio de gravação

Uma das principais características dos estúdios de gravação é que sejam à prova de som, e dessa maneira, é essencial instalar ventilação e ar-condicionado apropriados.

• Sistemas mini-split (ver AQUI) têm uma vantagem em relação a outros aparelhos: não necessitam de sistema de dutos. Isso permite que sejam muito silenciosos.

• Fan Coils são unidades de climatização que utilizam água gelada para resfriar o ar que será enviado ao ambiente através de ventiladores (ver AQUI). Fan Coils são instalados em cada sala e caracterizam-se por serem muito silenciosos, além de poder ser regulados ou ligados/desligados por controle remoto.

• A unidade condensadora (ver AQUI) pode estar localizada no exterior, traz a vantagem de que a sala permaneça mais silenciosa.

A importância da Climatização nos estúdios musicais

Os instrumentos musicais exigem cuidados todos especiais quando o assunto é temperatura. Por isso, na hora de realizar uma gravação, o estúdio deve estar cuidadosamente climatizado. Também é preciso usar o ar-condicionado com moderação para não comprometer a qualidade do som.