Conheça as características dos modelos com menos ruído

Ar-condicionado silencioso

Veja quais são as características dos modelos de ar-condicionado mais silenciosos.

Um ar-condicionado em casa dá aquele conforto extra porque mantém a temperatura sempre fresca e constante. Ter um ambiente assim, e sem o barulhinho do motor do aparelho incomodando, é melhor ainda.

Veja quais são as características dos modelos de ar-condicionado mais silenciosos, além de dicas para manter o aparelho operando sem barulho. Pra garantir uma temperatura baixa, não é preciso lidar com o alto volume do equipamento.

Como saber se um aparelho é barulhento?

Um nível de ruído de até 50 decibéis (dB) é o recomendável para o ouvido humano segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Acima disso, e de acordo com o tempo de exposição ao barulho, já começa a incomodar.

Veja alguns exemplos de níveis médios de ruído:

  • 15 dB: cochichos;
  • 30 dB: um jardim;
  • 60 dB: barulho de escritório de médio porte;
  • 75 dB: liquidificador;
  • 85 dB: rua com trânsito intenso;
  • 100 dB: britadeira;
  • 120 dB: avião a jato.

O nível de 140 dB é o limite da audição humana. Somos incapazes de ouvir som abaixo de zero dB.

Split, janela ou portátil?

O ar-condicionado portátil já costuma sair perdendo no quesito silêncio. Isso porque você tem toda a aparelhagem funcionando no mesmo conjunto, dentro de casa.

o aparelho de janela, embora fique com uma parte voltada para a área externa da edificação, também não costuma ser a opção mais silenciosa. Além de ser uma configuração de ar-condicionado mais antiga, a janela necessária para instalar favorece a entrada de ruído.

Os aparelhos mais silenciosos, portanto, costumam ser os de modelo split. Como a condensadora (unidade externa) e a evaporadora (unidade interna) ficam separadas, a parte mais barulhenta fica fora do ambiente. Um split hi-wall, então, é melhor ainda porque a evaporadora fica instalada no alto da parede, o que favorece uma menor percepção do ruído.

É bom lembrar também que o ruído produzido pelo aparelho está ligado à sua potência. A tendência é que quanto mais BTUs o ar-condicionado tiver, maior será o barulho gerado.

Tecnologia inverter

Se o split hi-wall costuma ter, de saída, as melhores condições pra operar silenciosamente, essa vantagem é maior ainda se ele tiver a tecnologia inverter.

Essa tecnologia tem como função variar a rotação do motor do compressor de acordo com a demanda necessária. Isso faz com que o aparelho funcione com mais constância e regularidade, evitando picos de operação. Assim, evita-se maior consumo de eletricidade e também altas rotações do motor, que naturalmente fariam mais barulho.

Modo “silencioso” ou “dormir”

Vários aparelhos têm, ainda, função noturna. Nesse modo de operação, o ar-condicionado vai priorizar o máximo de silêncio, trabalhando com a capacidade reduzida.

Escolha aqui o modelo ideal de ar-condicionado

Ar-condicionado é no WebArCondicionado

Instalação e manutenção

Uma instalação feita com técnicas atualizadas também contribui para que o aparelho opere do modo mais silencioso possível.

Da mesma forma, limpezas periódicas e manutenções preventivas contribuem para o melhor desempenho do aparelho, resultando em baixas emissões de ruído.

Instalar ar-condicionado é com a Agyx, contrate agora mesmo:

Instalar AGYX

Instalação de Ar-condicionado – AGYX

Redação WebArCondicionado