Atualizado em 01/11/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado
ar-condicionado-em-igreja

Condicionadores de ar proporcionam conforto aos fieis

Não é muito comum as igrejas possuírem aparelhos de ar-condicionado. Geralmente, por terem uma arquitetura antiga e com torres muito altas (até mesmo por causa do sino) elas não necessitam de climatização.

Quanto mais alto for o teto, mais fresco tende ser o local. Por isso mesmo que é comum vermos ventiladores na parede e não ar-condicionado.

Agora, se for necessário colocar um aparelho neste tipo de ambiente, o ideal é um Piso Teto.

O mesmo acontece em capelas, sinagogas ou outras igrejas de outras religiões. Esses estabelecimentos possuem um grande fluxo de pessoas diariamente e é necessário que haja circulação do ar e climatização.

Piso Teto: Por que esse ar-condicionado é recomendado para igrejas?

O Ar-condicionado Split Piso Teto é visto com facilidade em igrejas com estruturas menores que utilizam salas comerciais ou construções com pé-direito baixo para seus encontros. Esse equipamento tem potências elevadas. A carga mais baixa disponível nesse modelo é de 18.000 BTU e a mais alta pode ultrapassar os 80.000.

Ele pode ser instalado na parede ou no alto, com aparência discreta. Porém, antes de fazer esse investimento, deve-se avaliar alguns fatores que são importantes em qualquer instalação desses aparelhos de climatização.

O tamanho do ambiente e o número médio de pessoas que frequentam aquele estabelecimento é que irá definir a potência ideal. Você pode fazer o Cálculo de BTU aqui.

Multi Split: Outra alternativa indicada

Outro aparelho que pode ser recomendado neste tipo de local é o Multi Split, que atinge de forma bastante eficiente a temperatura desejada. Leve em consideração a orientação solar, o fluxo de fiéis que passam pelas capelas durante o dia inteiro, a iluminação da igreja e a vedação de vidros.

Faça o cálculo com base em todas essas referências. Para isso, chame um projetista para te auxiliar ou um profissional técnico do setor. Quando se trata de um estabelecimento com um grande fluxo de pessoas, é recomendado que você esteja acompanhado de um instalador.

Outro fator a ser considerado é quanto ao nível de ruído produzido pelas máquinas. Afinal, em uma igreja é imprescindível o silêncio no momento das realizações de missas e cultos e o planejamento de um futuro isolamento acústico talvez seja necessário.

Igreja Viena

Ar-condicionado no verão europeu

Curiosidade Igreja X Ar-Condicionado

Uma igreja austríaca usou o ar-condicionado para atrair frequentadores em suas missas. Como o calor da Europa chega a atingir a marca de 40ºC no verão, alguns estabelecimentos estavam ficando vazios.

Para que isso não acontecesse no templo católico, os administradores da paróquia decidiram instalar um aparelho de ar-condicionado no local a fim de deixar os fieis mais confortáveis no momento da reza.

Em Viena, a igreja mais fresca atinge a temperatura de 14ºC. Isso acaba sendo um alívio para os católicos que suportam um calor diário de mais de 35ºC do verão europeu.

Por isso a ideia de instalar um aparelho de climatização no local, a fim de atrair mais pessoas para dentro da igreja.

 

Compartilhar: