* Atualizado em 25/04/2019

Quando a chuva pega algum motorista desprevenido, embaçando os vidros do carro, a primeira reação de quem está dirigindo é tentar desembaçar rapidamente as janelas de diferentes formas, principalmente com a ajuda do para-brisa.

Para evitar problemas e possíveis acidentes, o motorista deve estar preparado para resolver isso, evitando que sua visão fique comprometida. Afinal, o vidro embaçado é basicamente o vapor-d’água que está dentro do automóvel. Portanto, a saída é transformar a composição do ar do interior do veículo para que ele se torne menos úmido.

Leia também: 6 mitos e verdades sobre ar-condicionado automotivo

Papeis, panos, flanelinhas e antiembaçante são algumas dos materiais mais populares para desembaçar os vidros do carro em dias chuvosos, mas a solução recomendada pelos especialistas é muito simples: ligar o ar-condicionado. Ele supera inclusive os clássicos jatos de ar quente e frio, pois ataca a causa do embaço, que é a atmosfera de dentro do veículo. Entenda melhor:

Ar quente e ar frio nos vidros do veículo

Ar quente

A baforada fará as gotículas que embaçam o vidro evaporar. Apesar da eficiência, este método não retira a umidade do ar, então é questão de minutos até que o ambiente fique saturado de vapor e o vidro novamente esbranquiçado.

Ar frio

Com o ar frio, resfria-se a região próxima ao vidro, impedindo o choque térmico do vapor com o para-brisa frio. Mas o ar frio demora a resfriar, e a umidade continua por ali, pronta para o embaço.

Como o ar-condicionado desembaça os vidros

Um compressor puxa o ar do carro. O ar chega a um radiador que faz o vapor-d’água virar água, eliminada antes de voltar para o ambiente. Sem umidade, não há gotículas para grudar no para-brisa.

O motorista precisa modificar a composição do ar do interior do veículo para diminuir a umidade. Isso é trabalho para o ar-condicionado, que puxa o ar de dentro do carro e faz com que o ambiente fique menos úmido. Veja como fazer:

Passo a passo para desembaçar os vidros do carro

1 – Ligue o ar quente no máximo. Além de aquecer o ar dentro do veículo, isso serve para reter a umidade com mais eficiência;

2 – Depois ligue o ar-condicionado. Isso ajuda a retirar a umidade do ar, entre outras finalidades;

3 – Altere a circulação do ar para a entrada de ar externo. O ar frio tem um poder de absorção maior quando é aquecido por estar em estado mais seco;

4 – Faça uma pequena abertura nos vidros da janela. Abrir levemente os vidros por alguns segundos é indicado para facilitar a troca do ar úmido de dentro do carro pelo ar mais seco que está do lado de fora.

Leia também: Como utilizar o ar do carro sem gastar muito combustível

PRONTO! Com isso, a visibilidade da rodovia fica muito mais segura e o motorista consegue dirigir com mais segurança, respeitando os limites de velocidade e redobrando a atenção para evitar acidentes.

Portanto, fique atento para ligar o ar-condicionado e assim desembaçar o vidro.

Redação do Portal WebArCondicionado