Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

As cortinas blecaute têm uma função mais funcional do que decorativa. Ao contrário das cortinas comuns que apenas filtram e bloqueiam parcial a luz que entra pelas janelas, a blecaute (que é uma abrasileiramento do termo blackout, em inglês) serve para barrar completamente o sol e qualquer iluminação.

E como isso ajuda o ar-condicionado? Hoje vamos explicar!

A maioria das pessoas vai atrás da cortina blecaute para bloquear a iluminação e conseguir dormir até mais tarde ou assistir TV e mexer no computador sem reflexos na tela. O que poucos levam em consideração é que a cortina blecaute pode ser utilizada para auxiliar no trabalho do ar-condicionado.

Por que a Cortina Blackout ajuda o Ar-Condicionado?

Isso mesmo. Como ela bloqueia a luz do Sol, a cortina também impede que entre junto com ela o calor no ambiente. O calor não fica totalmente fora, claro, porque a cortina aquece e, por tabela, aquece o ar do ambiente também. Mas até isso pode ser resolvido se você procurar por cortinas blecaute com o verso forrado de tecido metalizado, alumínio ou branco, para refletir o calor.

Porém, no geral, por causa do bloqueio de luz e calor, a cortina blecaute ajuda a diminuir a temperatura interna dos ambientes. Por isso, na hora de ligar o aparelho, vai ter menos calor no cômodo para ser retirado e, portanto, o ar-condicionado vai trabalhar menos.

E você sabe, não é? Quando se trata de ar-condicionado, o motor trabalhando menos significa que ele também vai consumir bem menos energia elétrica.

Banner Split Inverterl Blog horizontal

Onde eu posso ter uma Cortina Blackout?

Normalmente essas cortinas são usadas em residências embaixo de outra cortina de tecido comum, adequadas a qualquer ambiente, seja sala, cozinha, quartos ou escritórios.

Existem diversos níveis de isolação de luz. E antes de escolher o modelo ideal é preciso observar o quanto de luz entra e quanto você quer deixar entrar no ambiente.

Elas podem ser encontradas em vários tamanhos e modelos, mas você também pode confeccionar a sua. Basta comprar um tecido/plástico de cores escuras e usar a imaginação. 

E aí, o que acha da ideia de ter uma cortina blecaute? Conte aqui nos comentários!