Atualizado por Yuri Correa em 24/01/2020
Redação do WebArCondicionado
pode-instalar-ar-condicionado-atras-de-cortina
As cortinas nas janelas de casa possuem várias funções, dentre as principais, estão manter a privacidade e filtrar ou barrar a luz que vem de fora para dentro dos ambientes. Além disso, elas sempre fizeram parte da decoração em várias residências.Mas e quando uma cortina fica no meio do caminho daquele lugar perfeito para instalar o ar-condicionado?

Muita gente se pergunta se o ar-condicionado pode ou não ficar escondido atrás da cortina. E a resposta, infelizmente, é não, ele não pode.

O que acontece com o Ar-Condicionado atrás da Cortina?

Os fabricantes recomendam claramente não cobrir os aparelhos com nenhum tipo de tecido ou outro material, pois isso dificulta a vazão do ar, exigindo que o compressor precise se esforçar mais para funcionar, diminuindo a vida útil do equipamento, além de que aumenta o consumo de energia e ainda impede que o ar-condicionado cumpra sua função de climatizar.

Ainda que menos importante frente a todos esses problemas, também é preciso considerar que os movimentos realizados pelas aletas do ar-condicionado podem acabar danificando o tecido da cortina.

E perto da Cortina, pode?

Antes de incluir cortinas no projeto de decoração da sua casa, pense onde ela será colocada e se não atrapalhará o fluxo do ar-condicionado, pois normalmente os aparelhos são instalados próximos de janelas.

Aliás, essa também é uma dúvida comum, pois muita gente se preocupa em instalar eletrodomésticos próximos de tecidos como a cortina. Mas perto o ar-condicionado pode ficar sim, até mesmo do lado, só não pode atrás.

E aí, você já passou por esse problema? Conte aqui a sua história com ar-condicionado e cortinas!