Veja como decidir o melhor tipo de aparelho de climatização para a sua residência

qual o melhor ar-condicionado para apartamento?

Confira qual o melhor ar-condicionado para apartamento!

É uma tarefa desafiadora escolher qual o melhor tipo de ar-condicionado para quem mora em apartamento. Mais do que escolher o modelo de equipamento de climatização, precisam ser observadas as regras do condomínio e a estrutura da construção.

Todos aqueles pontos certamente vão interferir inclusive na hora de decidir qual o melhor ar-condicionado para o seu apartamento. Mas a lista de critérios e cuidados também tem relação com o tamanho do espaço que será climatizado.

Isso porque em apartamentos pequenos são indicados aparelhos do tipo Split hi wall e janela. Por outro lado, em construções maiores os equipamentos Split piso teto ou Split cassete são uma boa pedida.

Como pode ver, muitos pontos precisam ser analisados. Nesta publicação, você encontrará as respostas para escolher qual o melhor ar-condicionado para o seu apartamento com todo o cuidado.

Infraestrutura para ar-condicionado em apartamento

Instalar equipamentos de climatização em apartamentos requer vários cuidados. Um desses pontos é a infraestrutura elétrica que pode não ter capacidade para suportar a instalação do ar-condicionado.

A situação acontece tanto em construções que têm a rede de energia antiga como em prédios que limitam o número de aparelhos para evitar sobrecarga. Por isso, antes de comprar o ar-condicionado, verifique como é a rede elétrica do seu apartamento.

Os condomínios costumam ter normas sobre a instalação de ar-condicionado. Nesses casos é preciso cuidar as seguintes regras, que são usadas para manter o padrão visual do prédio residencial:

  • Espaço em que será instalado o ar-condicionado;
  • Local para a saída de dreno para evitar o pinga pinga de água no apartamento do vizinho;
  • Suporte padrão para a condensadora (unidade externa) do aparelho Split;
  • Uso de caixas protetoras e de canaletas conforme o modelo exigido pelo condomínio.

Agora que entende quais cuidados tomar quando escolher o ar-condicionado, vamos aos tipos recomendados para apartamento pequeno ou mais amplo.

Ar-condicionado para apartamento pequeno

Os tipos de ar-condicionado indicados para apartamento pequeno são o Split hi wall ou o janela. O primeiro requer uma obra para a instalação, o que nem sempre é permitido pelo condomínio. Como ponto positivo do aparelho é o design que ocupa menos espaço no ambiente.

O Split hi wall é o modelo mais comum em residências. É aquele que é separado em duas unidades, a interna (evaporadora) e a externa (condensadora). Considerado econômico pelo baixo consumo de luz, têm sistemas de filtragem de ar, display digital e controle remoto.

O ar-condicionado janela é formado por uma única peça e geralmente tem espaço pronto no apartamento, o que facilita na hora de instalar no apartamento. Esse aparelho costuma ter o menor preço e é indicado especialmente para ambientes pequenos.

O equipamento é bem fácil de mexer, pois costuma ter menos funções, que podem ser acionadas direto do aparelho. Embora dê para escolher os comandos direto no ar-condicionado janela, alguns modelos têm controle remoto.

Mas e se a sua residência é mais ampla? Não tem problema, conheça no próximo tópico qual o melhor ar-condicionado para o seu apartamento!

Ar-condicionado para apartamentos maiores

Ainda que seja sugerido em apartamentos pequenos, o Split hi wall também é uma opção para aqueles mais amplos. O tipo de ar-condicionado pode ser encontrado em potência de 9000, 12000, 18000, 24000 e 36000 BTU, sendo as três últimas para espaços maiores.

Com design discreto, o Split cassete é colocado no teto, no forro ou no gesso, ficando pouco visível no ambiente no qual está instalado. O modelo possui quatro saídas de ar, que podem ser controladas individualmente, facilitando a circulação do ar e a climatização no cômodo.

O último aparelho recomendado para apartamentos maiores da nossa lista é o Split piso teto. Esse tipo de ar-condicionado é indicado em construções com o pé-direito muito alto e esquenta ou resfria rapidamente os ambientes, oferecendo grande conforto térmico.

Seja qual for o tamanho, apartamento pequeno ou mais amplo, está pronto para escolher qual o melhor tipo de ar-condicionado. Mas para climatizar com eficiência o cômodo, escolha corretamente a potência em BTU. Veja como agora!

Como calcular os BTUs do Ar-Condicionado?

Mais do que escolher qual o melhor para o seu apartamento, precisa saber qual potência BTU o ar-condicionado precisa ter. Isso porque se o equipamento tem potência abaixo do necessário, vai trabalhar mais e gastar mais luz.

Por isso, nossa dica é que entre na Calculadora de BTUs do WebArCondicionado. Ali será fácil encontrar a capacidade de climatização ideal para você. Anote a dimensão, em quais partes do dia bate sol e o número de pessoas e de eletrônicos do ambiente.

Pronto, a Calculadora de BTUs do WebArCondicionado vai indicar a potência ideal e qual o melhor ar-condicionado para o seu apartamento. Logo abaixo serão mostradas as melhores ofertas do modelo com o nosso Comparador de Preços.

Calculadora de BTUs – Descubra a potencia ideal para o ambiente!

Redação WebArCondicionado