Você sabia que a água do ar-condicionado não é potável? Mesmo assim, pode aproveitá-la em atividades de jardinagem e limpeza

Água do Ar-condicionado

Como aproveitar e para que serve a água que sai do ar-condicionado?

Quem nunca pensou em como aproveitar a água que goteja do ar-condicionado. Pois então, temos duas notícias para você. A primeira é aquela para tirar a dúvida que todos costumamos ter: posso tomar aquela água? Cuidado, o líquido expelido pelo equipamento de sua casa é impróprio ao consumo por conter impurezas.

Ainda assim, fique tranquilo, pois a melhor parte virá agora. Aquela água do ar-condicionado pode ser aproveitada de diversas maneiras, trazendo benefícios para você e ao meio ambiente. Sim, além de cuidar do planeta, terá economia no seu bolso.

Ficou interessado em saber o motivo de ser imprópria para o consumo? Ou como aproveitar a água em casa ou no seu local de trabalho? Pensando nisso, separamos algumas respostas que ajudarão você nessas e em outras dúvidas.

A água do ar-condicionado é potável?

Muitos se perguntam quais as características e o motivo da água expelida pelo equipamento não ser potável. Antes de mais nada, você precisa compreender que aquele líquido passa por filtros e bandeja recolhedora. Por isso, quando sai pelo dreno a água vem com sujeiras e bactérias do ambiente cujo ar-condicionado climatiza.

No entanto, aquele líquido pode ser reaproveitado para fins não potáveis. Mas o que isso significa? A água pode ser usada para limpezas e jardinagem, por exemplo. Quem confirma essas possibilidades é o estudo conduzido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No material, os pesquisadores constataram que os padrões de análise estão de acordo com a NBR 16.783/2019, que é relativa às fontes alternativas de água. Veja agora como pode utilizar a água do ar-condicionado de sua casa.

O que fazer com a água do ar-condicionado?

Mesmo sendo imprópria para o consumo, como falamos na abertura do texto, a água do equipamento de climatização tem outras utilidades. Se você tem jardim, por exemplo, o líquido pode ser usado para regar as plantas.

Água do ar-condicionado

Você pode usar a água para regar plantas.

Mais uma possibilidade. Se quiser lavar a área da sua casa ou o seu carro, a água pode ser utilizada nessas atividades. Assim, você economiza no seu bolso e coopera com o meio ambiente.

A utilização da água dos ares-condicionados também é recomendada em prédios residenciais ou comerciais, como acontece em Pernambuco. No estado do nordeste, uma lei estadual estabelece normas relativas ao uso e reaproveitamento das águas nas edificações.

Tome alguns cuidados

Evite usar a água do ar-condicionado em folhagens e pétalas muito sensíveis. Também fique atento e não lave suas mãos ou seu bichinho de estimação. Isso porque o líquido, por conter impurezas, pode causar irritações ou alergias.

Como recolher a água do ar-condicionado?

Mas como coletar a água do ar-condicionado? É super simples e pode variar conforme a sua necessidade. O jeito mais fácil é usar baldes ou recipientes para fazer a coleta. Mais um jeito de recolher é por meio de sistema de drenagem especialmente para a captação da água.

Outra possibilidade é montar um coletor de água em casa mesmo. Quer saber como é feito? Acesse nossa matéria e veja como e quais objetos são necessários.

Redação WebArCondicionado