Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Todo ar-condicionado gera água, e na maioria dos casos ela acaba sendo desperdiçada. Uma das soluções criativas é utilizar essa água nas plantas.

agua-do-ar-condicionado-pode-ser-usada-em-plantas

Você já tinha pensado em usar a água que sai do ar-condicionado para regar as plantas?

Mas será que a água do ar-condicionado é boa para isso?

O que Fazer com a Água do Ar-Condicionado

A água que sai do ar-condicionado não é própria para consumo. Ela é formada na condensação interna do aparelho de climatização e passa por filtros, bandeja recolhedora e dreno antes de ser expelida.

Isso quer dizer que ela carrega várias impurezas. Porém isso não significa que ela não pode servir para outros fins – como regar suas plantas!

A maioria das pessoas simplesmente coloca o dreno do ar-condicionado virado para rua ou o direciona para o ralo. A água que acaba nas calçadas e no esgoto, poderia estar sendo reutilizada de outras formas.

Muitos Litros de Água

Um ar-condicionado de potência média, se ligado por várias horas, pode produzir até 20 litros de água por dia. Estruturas maiores, como prédios e shoppings, podem chegar na base dos milhares de litros mensais.

Acontece que essa água, muito embora não possa ser ingerida, pode ser colocada em uso para outros fins. Já pensou que dá para lavar janelas, a própria calçada ou mesmo seu carro com essa água?

Pois é. Além de tudo isso, a água do ar-condicionado ainda pode ser utilizada para regar as suas plantas.

Cuidados com as Plantas

O único cuidado recomendado, é com plantinhas muito sensíveis. Pois a água que sai do ar-condicionado, como já mencionamos, pode trazer algumas impurezas junto com ela. 

Até por isso que essa água não é indicada para dar banho em animais de estimação e nem para lavar suas mãos ou o próprio corpo. Isso pode causar irritações e alergias nos seus bichinhos e na sua pele.

Já nas plantas, que fazem a filtragem da água pela raiz, essas impurezas não atrapalham tanto. O risco fica apenas para as folhagens e pétalas que, se em contato direto com certas impurezas, podem acabar danificadas ou contaminadas com alguma sujeira.

Agora, se você quiser conhecer outras formas de reutilizar a água do seu ar-condicionado, acesse esse link e fique por dentro!