Atualizado por Yuri Correa em 24/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado
como-preparar-a-rede-eletrica-ar-condicionado

Não importa onde você mora ou trabalha, comprar um ar-condicionado para esse local é uma tarefa simples. Basta analisar o ambiente em que ele será instalado, escolher o modelo mais adequado e a potência correta, pronto.

Porém, é preciso sempre observar as condições da rede elétrica também. E embora seja uma parte muito importante da instalação de qualquer aparelho do porte de um ar-condicionado, essa etapa é quase sempre negligenciada por consumidores e até por técnicos.

Por isso, hoje vamos explicar como verificar se a sua elétrica está pronta para um ar-condicionado e, se não estiver, como deixá-la preparada!

A elétrica precisa estar pronta para o Ar-Condicionado

Embora o ar-condicionado seja um eletrodoméstico já muito popular no Brasil, muitos locais ainda não estão preparados para receber o equipamento, principalmente os edifícios mais antigos. Por esse motivo, o que muitas vezes parece implicância do síndico pode ser um impedimento técnico ou mesmo de segurança.

Se o seu prédio ainda não tem nenhum ar-condicionado instalado, é bom observar alguns fatores antes de comprar um. A capacidade elétrica da sua região, as condições da fiação e instalações elétricas do edifício e a adequação do tipo de sistema ao local são pontos que devem ser levados em conta antes da compra.

Qual a capacidade elétrica do local?

Tanto em edifícios residenciais quanto em comerciais, a quantidade de aparelhos instalados deve ser avaliada para evitar sobrecarga no fornecimento da energia. Você está certo de que a rede elétrica do seu prédio possui fiação adequada para suportar a intensidade da energia que irá passar por ela? Se você não tem certeza da resposta, consulte um eletricista antes de realizar a compra do ar-condicionado.

Nas construções mais antigas a estimativa de consumo era menor, e muitos ainda não foram adequados as novas tecnologias. Se a alteração se fizer necessária, é preciso solicitar à companhia de energia elétrica da região uma nova carga.

  • IMPORTANTE: para mexer em tudo isso de que estamos falando, você precisa de um profissional capacitado, seja em ar-condicionado ou elétrica. Encontre um técnico pedindo por um orçamento na nossa página de pedidos, basta clicar no banner abaixo!

A rede elétrica do ambiente também é importante

Segundo o Eletricista Gilson Carlos Pessanha, “geralmente uma residência que não possui ar-condicionado não está preparada para utilizar um. Os circuitos elétricos exclusivos deverão ser criados a partir do Quadro de Disjuntores até o local ondem será instalado o ar de Janela ou Split”.

Ou seja, todo ar-condicionado, exceto o portátil, precisa de um disjuntor exclusivo para ele. Do contrário, a rede elétrica ficará sobrecarregada gerando riscos para a casa e comprometendo a vida útil do aparelho. A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado do tipo Split precisam ser ligados em 220V. “Quem possui antigas instalações monofásicas com 127 volts e quiser instalar um Split, deverá pedir o aumento de carga para a concessionária de energia, tornando-a bifásica ou trifásica”, explica Gilson.

E para isso, Gilson explica que “estas instalações normalmente geram uma obra (cortes em paredes e rebaixamento de teto, assim como a ampliação do quadro de luz ou a instalação de um novo).

O WebArCondicionado recomenda ler também:

Ficou alguma dúvida sobre a capacidade da rede elétrica para o ar-condicionado? Acesse os links complementares acima ou deixe sua dúvida nos comentários!