lauraPor Laura Vooght*

 

explosao-compressor

Por que está acontecendo com mais frequência a explosão de compressores? Ocorre por raio? Por alta tensão? Falta de vácuo? Volume alto de líquido refrigerante por complementação? Cabo de aterramento?

Assunto que virou polêmica entre os técnicos da área, muitos de nós nos preocupamos. Há a possibilidade de acontecer comigo ou com outros profissionais e já houve casos de quem perdeu a visão, outro a audição… Enfim, qual a probabilidade de ser a causa dessas explosões?

Para que haja proteção, citei alguns dos fatores que podem ocasionar isso:

1. Óleo ou Água

Óleo ou água que entram em contato com o reservatório do compressor de ar podem provocar uma explosão perigosa. O óleo é inflamável e é uma substância que pode causar uma explosão sob extrema pressão. A água também tem o potencial de provocar uma explosão perigosa quando está em contato com o reservatório do compressor de ar.

2. Pressão excessiva

Um perigo comum de compressores de ar é a possibilidade de que o cilindro está quebrado devido à pressão excessiva, e é por isso que todos eles incluem um medidor de pressão. O compressor de ar deve vir com um manual e uma etiqueta de aviso explicando o que é considerado um nível perigoso de pressão.

3. Vazamento de óleo

Muito compressor precisa conter óleo ou uma câmara de óleo para manter a máquina funcionando sem problemas. Um vazamento de óleo em qualquer tipo de máquina é muito perigoso. É perigoso para colocar o compressor numa garagem, onde são usadas tochas ou chamas, especialmente quando o vazamento não é detectado até que haja um risco de fogo ou explosão. Se o vazamento de óleo está ligado novamente com o compressor de ar, isso poderia causar uma grande explosão.

4. Calor intenso

Várias partes do compressor de ar são inflamáveis ​​quando expostas ao calor ou chama intensa. Evite usar o compressor de ar perto de outros dispositivos que produzem calor ou chama para prevenir que isso aconteça. Temperaturas perigosas são aquelas que causam queimaduras na carne humana. Vale lembrar que o calor do sol não irá causar o superaquecimento do tanque do compressor de ar.

5. Utilização inadequada

Uso e manutenção inadequada podem causar muitos acontecimentos e circunstâncias que contribuem para o risco de perigo quando um compressor de ar é usado. Ao seguir as regras estabelecidas no manual do compressor de ar, verifique se você está tomando as medidas adequadas para evitar que situações perigosas ocorram.

Essas são algumas informações das quais temos que ficar de olho para nos protegermos.

Leia também: Explosão de Ar-Condicionado Inverter – Quais as causas?

Vídeo: Ar-condicionado explode ao ser instalado

laura-colunista-webarcondicionado

* Lembramos que esse texto é de autoria da nossa colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

Leia mais publicações de Laura Vooght >>

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado