[ x ] Fechar

Você sabe por que trememos no frio e suamos no calor?

  • 19 de agosto de 2015
  • Nenhum Comentário

Você sabe por que trememos no frio e suamos no calor?Já parou para pensar porque quando está muito calor a gente sua e quando está muito frio a gente treme? Vamos tentar explicar o que significam esses sinais.

Nós seres humanos somos animais homeotérmicos, ou seja, temos o sangue quente. Nosso corpo possui uma faixa de temperatura que é em torno de 36,1ºC, e dentro dessa faixa ele funciona corretamente.  Porém, graves problemas podem ocorrer se a temperatura baixar ou subir. E para tentar evitar com que a temperatura corporal saia dessa faixa, nosso organismo criou mecanismos de defesa, como o calor e o frio.

Entenda porque o nosso corpo treme quando sentimos frio
Tremendo de frioQuando entramos (ou saímos) em um ambiente frio, nosso corpo começa a perder calor para ele. Nesse momento, são acionados os horripiladores, que são pequenos músculos que ficam na raiz de cada pelo do corpo. O acionamento dos horripiladores causa uma onda de trepidação muscular por todo o corpo chamada de arrepio. Nossa primeira proteção começa aí, uma tremedeira que se estende a todos os músculos, pois tremer é o processo mecânico do corpo que gera calor.

Quando os pelos levantam eles ajudam a reter uma camada de ar na pele, pois o ar é um isolante térmico. Portanto, os pelos eriçados são nosso agasalho natural. Quanto mais pelos, mais agasalho natural nós temos.

Outra forma que o nosso corpo tem de se proteger é o chamado “embolar”. Acontece quando sem prensar, fechamos as mãos, cruzamos os braços, encolhemos as pernas e curvamos o corpo. Todo esse processo diminui a superfície externa exposta ao frio, e quanto menor for a superfície exposta, menor será a área do corpo que perderá calor para o ambiente.

Curiosidade: O cobertor, ao contrário do que pensamos, não esquenta o nosso corpo. Ele apenas ajuda a criar uma linha isolante, que não deixa o frio chegar na pele. Portanto, não é necessário usar vários cobertores ao mesmo tempo, pois usando dois ou cinco, o resultado será o mesmo.

E como funciona a proteção do corpo contra o calor?
SuandoNo calor é o inverso, é quando o nosso corpo está recebendo o calor do ambiente, que obviamente, está mais quente que nós. Então, quando o ambiente está muito mais quente, nosso corpo precisa encontrar uma forma de expulsar o calor.

A nossa primeira proteção contra o calor é aquele vermelhão que é criado na pele, principalmente no rosto, no caso, a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso acontece porque o sangue intensifica a técnica de fluir e começa a irrigar as partes mais próximas da pele. E como a camada protetora do sangue diminui, o calor é transferido para a superfície da pele, escapando para o ambiente.

O suor é a segunda, e mais eficiente, proteção do nosso corpo. Quando o vermelhão não é suficiente, surge o suor. São as glândulas sudoríparas, que em forma de tubos se abrem na superfície da pele e formam os poros. Essas glândulas expelem o suor, que ao evaporar, retira o calor da pele.

Curiosidade: Quando a temperatura do ambiente estiver muito alta, devemos usar agasalho, como um isolante térmico, que não permite a entrada de calor e retém junto ao corpo, uma camada de ar.

Leia também: Frio não existe

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *