[ x ] Fechar

Vapoar uma solução para o pinga-pinga do ar condicionado

  • 03 de agosto de 2010
  • 48 Comentários

Vapoar-antes-depoisÉ normal que o seu aparelho pingue, pois a água que cai é produzida no processo de resfriamento do ar. Mas muitas vezes isso pode lhe causar alguns transtornos, aborrecimentos e brigas causadas pelo pinga-pinga dos aparelhos de ar condicionado.

Existem algumas soluções simples para esse problema, veja as mais comuns: a água pode ser captada por mangueiras, bandejas, desde que não deixe o líquido acumular, ou pelo VapoAr que é um aparelho desenvolvido para evaporar a água que sai do ar condicionado e pode ser a solução mais eficaz para este tipo de problema.

Em algumas cidades há leis municipais que obrigam todos os ocupantes de prédios, seja residenciais ou comerciais, a instalarem em todas as unidades, mangueiras nas saídas de ar condicionado, para evitar o pinga-pinga nas pessoas. Mas se sua opção for o VapoAr o site WebArcondicionado mostra os modelos mais comuns que estão disponíveis no mercado, suas características e cuidados.

Vapoar:

Existem dois modelos diferenciados no mercado, o Single: utilizado em aparelhos de janela de até 12.000 btus. E o Double: utilizados para aparelhos do tipo split e para aparelhos janela acima de 12.000 btus.

O modelo Double possui uma capacidade aproximada para consumir 3,5 litros/hora, enquanto o Single consome 1,3 litros/hora.

O VapoAr tem na sua parte interna um componente de circuito aberto (dois pólos) que, com a entrada da água, ela fecha o contato entre os pólos, fazendo assim com que a água crie resistência e evapore. O consumo de energia do aparelho é variável, conforme o volume de água, na média geral, trabalha entre 2 e 3 Amp e, além disso, é bivolt, podendo ser ligado tanto em 110vac como também em 220vac, sendo que sua capacidade de consumo passa a ser proporcional a corrente.

Observações para uma utilização adequada:
Para que o VapoAr tenha um bom rendimento, o ar condicionado deve estar instalado conforme orientação do fabricante. Não é recomendada a ligação em aparelhos cujas estruturas não estejam em boas condições de conservação, pois os fragmentos de ferrugem que entrarem no VapoAr comprometem o funcionamento do aparelho.

Manter limpa a parte interna do condicionador de ar é muito importante: o acúmulo de sujeira pode causar o deterioramento de partes do aparelho causando danos no VapoAr, bem como criação de Bactérias, Fungos, Protozoários, Vírus, Algas, entre outros, trazendo prejuízos à saúde. Manter a limpeza do ar condicionado traz ganho na conservação do equipamento e na saúde dos usuários.

É normal a saída de vapor (fumaça) quando o VapoAr estiver funcionando. Em dias de chuva o aparelho também pode entrar em funcionamento, pois a água da chuva entra no condicionador de ar e aciona o VapoAr.

Em locais onde crianças tenham acesso, tome cuidado, pois o vapor pode causar queimaduras.

Em condicionadores de ar maiores, que produzem muita água, e que passem da capacidade do VapoAr, poderá ser ligado mais de um evaporador. Alguns exemplos onde pode ser necessário mais de um VapoAr: ambientes muito abertos como farmácias, restaurantes, salas de muito movimento ou se ligado em 110 vac, etc.

Não esqueça: sempre que necessitar manutenção ou qualquer manuseio no VapoAr, desligue-o da rede elétrica.

Um problema pequeno, mas que pode incomodar muita gente, a dica do site WebArcondicionado é o bom senso, pois, pequenas atitudes podem lhe garantir um melhor aproveitamento do seu aparelho. Evitar transtornos com pedestres e visinhos acabando com o pinga-pinga de água.

Fotos e vídeos:

Vapoar1

Vapoar2
Fonte do vídeo: Canal youtube: Carol02h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48 Ideias sobre "Vapoar uma solução para o pinga-pinga do ar condicionado"