[ x ] Fechar

Saiba o que fazer para trocar seu ar condicionado de lugar

  • 03 de junho de 2014
  • 18 Comentários

Trocando o ar condicionado de lugarA maioria das pessoas, quando muda de casa, costuma levar os aparelhos de ar condicionado para a nova residência. O motivo pode ser o custo mais baixo de transferência do que a compra de um novo. Até mesmo mudar de ambiente dentro da própria casa ou estabelecimento é uma ação possível, mas para (qualquer) mudança, cuidados são necessários.

Com a ajuda de alguns representantes e empresas na área de climatização, listamos precauções que precisam ser tomados durante o procedimento:

Contate um profissional
Antes de tudo, não tente retirar o aparelho você mesmo. Este serviço deve ser realizado por um profissional especializado, esteja ciente de que será preciso chamar um instalador. Depois, com a ajuda dele, verifique se o aparelho está em boas condições de uso e se é viável a mudança do equipamento, pois a mão de obra durante a mudança é grande.

Higienização e demais cuidados
Em muitos casos, dependendo do local onde estava instalado deverá ser desmontada a unidade interna (evaporadora) para executar a lavagem da serpentina, com a aplicação de produtos químicos e bomba de alta pressão, ocorrendo o mesmo com a unidade externa (condensadora). Deverá ser tomado o máximo de cuidado para não danificá-las e nem expor a umidade, visto que a umidade é prejudicial para o equipamento.

Qual é o procedimento correto?
Na hora de retirar o aparelho, os passos a serem seguidos, conforme Roberto Kitamura, proprietário da Fuji Ar, são:

1 – Fazer o recolhimento do gás (fluído refrigerante). Para recolhê-lo conecte a mangueira azul do analisador de pressão (conjunto manifold) na válvula de serviço da unidade externa e com o registro  do manifold fechado,  ligar o aparelho em refrigeração.

2 – Fechar a linha de líquido (fina) com o auxílio de uma chave sextavada (chave allen).

 3 – Deixar a Pressão cair até ficar Negativa.

 4 – Fechar a válvula da linha de vapor (grossa), desligar o condicionador de ar e aí poderão ser desconectadas as tubulações.

Contate um profissionalAinda de acordo com Kitamura, referente ao gás, deve-se tomar cuidado para que ele não seja liberado na atmosfera, pois é prejudicial ao meio ambiente. “Caso o equipamento esteja com problemas e não consiga fazer o compressor funcionar, deve ser feito um diagnóstico para saber se ele está queimado. Caso positivo, deverá ser utilizado uma recolhedora e um cilindro especial (somente para gases refrigerantes à serem descartados). Após isso, a recolhedora deve ser limpa com a passagem do fluido 141-B para que possa ser utilizada posteriormente”, Se o problema for elétrico ou eletrônico, o profissional diz que “o gás refrigerante poderá ser reutilizado, devendo ser recolhido com uma recolhedora e um cilindro especial para acondicionar o fluído refrigerante que poderá ser utilizado posteriormente. Além disso, no recolhimento do fluído refrigerante, se deve tomar cuidado para não misturar os gases diferentes, tais como R-22 ou 410-A, que são os normalmente utilizados”.

Para a empresa ReformAr, o procedimento é o mesmo, apenas acrescentam que “se for desinstalar apenas a unidade interna, o procedimento de retirada será somente da evaporadora. O mesmo acontece com a unidade externa. Além disso, o deslocamento da tubulação deverá ter um apoio técnico”.

Transporte do aparelho
Depois de retirar o aparelho, outro cuidado a ser tomado é o transporte dele. Segundo a empresa TecnoAr Brasil, “a evaporadora pode ser transportada sem maiores preocupações. Já a condensadora, não pode tombar, deve ser mantida sempre em pé”. De acordo com a ReformAr, “a condensadora deve estar sempre de pé. Se isso for desobedecido, será preciso deixar o equipamento em torno 2 horas desligado, inerte em pé, antes da instalação”. Além disso, a empresa lembra que após desinstalar os equipamentos, é necessário protege-los com material adequado contra o mau tempo e outras eventualidades.

Segundo o manual da fabricante Elgin, não se pode inclinar a unidade externa condensadora, mais que 30º durante o transporte.

Roberto Kitamura acrescenta que é necessário lacrar com fita isolante as conexões, para evitar a entrada de corpos estranhos e até insetos nas tubulações. Deve se tomar cuidado quanto a impactos e amassamentos, pois o equipamento é frágil.

Reinstalação do ar condicionado
De acordo com a ReformAr, “a reinstalação deverá conter os mesmos procedimentos da instalação, executando a limpeza interna da tubulação de cobre com fluido detergente, execução de vácuo e carga de fluido de acordo com as orientações do fabricante. Já as tubulações utilizadas, poderão ser reaproveitadas, dependendo do estado de rigidez e conservação. Se o tubo estiver mal conservado, então ele deverá ser substituído”.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

18 Ideias sobre "Saiba o que fazer para trocar seu ar condicionado de lugar"

    • Olá Adonias,

      caso você não seja técnico o ideal é pedir ajuda para um, para evitar danos ao equipamento, pois existem muitos detalhes que devem ser levados em conta. Você pode participar do Fórum do Ar Condicionado e conversar com profissionais do setor.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom Dia, quero trocar a tubulação de lugar e vou chamar um técnico mas como é Brasil quero saber certinho oquê ele deve fazer pois como o cara é leigo tem uns que não fazem o serviço direito detalhe é apenas a troca da tubulação o condensador e a máquina vão ficar no mesmo lugar, desde ja agradeço.

  • Meu ar estava funcionando perfeitamente até que mudei ele de lugar ele não quer gelar como estava gelando mais funcionando está arma desarma mais não sai vento na frente só atrás

    • Olá Fabio,

      aconselhamos que chame o técnico que fez a troca, pois pode ter ocorrido alguma falha na instalação. Assim a distância é difícil dizer o que pode ser, mas pode ter vazado o gás. Você também pode encontrar outros profissionais no Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Lauro,

      infelizmente não vamos conseguir lhe orientar nesse caso, pois não temos uma equipe técnica, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Mas aconselhamos que compartilhe sua dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • excelente publicação, poderia me tirar uma duvida?
    De quanto em quanto tempo deve ser feita a troca da tubulação de cobre?!
    Qual a vida util doo cobre?

  • Infelizmente aqui no Brasil, mesmo as Empresas que são Autorizadas ou Credenciadas, não realizam os serviços como devem ser feitos, pois terceirizam os serviços e esses técnicos não fazem como deve ser feito. Participo de todas as palestras e cursos que Distribuidoras e Fabricantes promovem e noto que o grau de Informação é muito baixo e também para não perder os serviços essas Empresas cortam os Custos de Instalação, cortando também os Procedimentos Extremamente Necessários e como o Brasileiro gosta de Levar Vantagem, acha que Lucrou com o Pagamento mais em Conta, más aí é que está Levando Prejuízo.

  • Assim como eu, deve existir varias pessoas que tiram proveito das dicas aqui descritas e mesmo para reciclagem daqueles que por algum motivo estão parados ou mudaram de profissão mas que querem ficar atualizados. Muito bom