[ x ] Fechar

Refrigerista, faça um plano de negócio antes de abrir sua empresa

  • 15 de agosto de 2017
  • Nenhum Comentário

O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais força no Brasil. O número de pequenas e médias empresas não para de crescer. Porém, muitas pessoas montam seus negócios no entusiasmo, sem planejamento e por isso, acabam fechando as portas antes de completar um ano.

Leia mais: Instalador de ar condicionado pode ser microempreendedor individual (MEI)?

Por esse motivo salientamos a importância do planejamento. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), “o plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio”.

Abrir uma empresa é o melhor caminho a seguir na minha profissão?

A maioria dos profissionais do setor de refrigeração e climatização sonha em ter a sua própria empresa. Mas será que vale a pena? Será que se eu continuar trabalhando como autônomo, eu terei mais lucro?

O primeiro passo para tentar descobrir se abrir uma empresa é o melhor caminho a seguir dentro da profissão, é responder algumas perguntas para si mesmo:

– Qual é o meu negócio e como eu vou ganhar dinheiro com ele?

– O que eu vou vender?

– Qual é o meu mercado de atuação, meu público-alvo e os meus concorrentes?

– Estou preparado para encarar esse desafio?

Se você tiver todas estas respostas na ponta da língua (ou na ponta do lápis), siga em frente.

Encontramos um manual do Sebrae bem legal sobre a criação de um plano de negócio, que poderá lhe auxiliar nesse desafio. Para fazer o download, basta clicar no link abaixo.

Manual: Como elaborar um plano de negócio

O que irá constar no plano de negócio?

O plano é um documento onde serão detalhadas as informações sobre o setor que você atua, os serviços que pretende prestar, os potenciais clientes, concorrentes e fornecedores, mas principalmente, os pontos fortes e os fracos do negócio. Ou seja, ele irá contribuir na identificação da viabilidade no negócio e na gestão da empresa.

Leia mais: Como elaborar um contrato de prestação de serviços de instalação e manutenção de ar condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *