[ x ] Fechar

Refrigeração de alta tecnologia: primeiro estádio da Copa de 2022 no Catar é inaugurado

  • 24 de maio de 2017
  • Nenhum Comentário

O Catar inaugurou na última sexta-feira o primeiro estádio a estar pronto para o Copa do Mundo de 2022, contando com um sistema de refrigeração de alta tecnologia que chamou a atenção do público e da mídia. O Khalifa International Stadium foi um dos estádios que não foi construído de raiz, mas sim remodelado, inaugurado com cinco anos de antecedência antes do evento que vai parar o mundo.

A novidade na climatização de ponta promete baixar a temperatura no interior do local, que é aberto, até os 26 graus, apesar de no exterior o termômetro poder ultrapassar os 40 devido ao intenso calor característico do país. Apesar da alta potência, o resultado deve ser econômico.

“Essa tecnologia gasta menos 40% de energia do que as técnicas convencionais”, justifica Saud Abdul-Aziz Abdul-Ghani, professor na faculdade de engenharia da Universidade do Catar, explicando também como funciona o sistema de refrigeração, cujo ar sai de mais de 500 aberturas: “Temos um centro de energia localizado a um quilômetro do estádio, de onde vem água gelada através de tubos que a transportam para aqui. Assim, conseguimos empurrar ar frio para o gramado e para as áreas destinadas aos espectadores”.

Assista ao vídeo da Al Jazeera, que mostra o sistema desenvolvido para refrigerar o local:

Segundo o engenheiro envolvido na reforma, as mudanças na climatização do Khalifa Stadium permitirão a organização de outros eventos até a Copa, principalmente durante os verões. O primeiro teste após a conclusão das obras recebeu a final da Emir Cup, onde o Al Sadd consagrou-se campeão em cima do Al Rayyan.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *