cilindro-refrigerante

Após o acontecimento de tragédias envolvendo a explosão de cilindros de gás de ar-condicionado, é preciso fazer um alerta sobre os cuidados necessários na manutenção do equipamento. Considerando que o fluido refrigerante se dilata com o aumento da temperatura, até aí isso não é um problema se dentro do cilindro existe espaço suficiente para dar conta dessa dilatação.

No entanto, é preciso atenção para evitar uma sobrecarga que coloque a segurança em risco. Para entender melhor como isso funciona, podemos fazer uma analogia com um termômetro de vidro, por exemplo. É possível que o vidro se quebre quando o bulbo é aquecido a uma temperatura acima do seu término de escala. O líquido do termômetro, quando não tem como se expandir mais, atinge o topo capilar e acaba quebrando o recipiente.

Leia também: Cuidado com fluidos refrigerantes falsificados ou adulterados

Do mesmo modo, o cilíndro refrigerante também traz sérios riscos quando está sobrecarregado, merecendo atenção pelo perigo que pode ocasionar, levando em conta as explosões que já aconteceram com as vítimas. Veja abaixo algumas dicas básicas para evitar que isso aconteça:

Siga um padrão de fator de enchimento

Ao falarmos em cuidados com os cilíndros, uma das primeiras coisas a se lembrar é a necessidade de seguir um padrão de fator de enchimento. Por exemplo: Fluido R22 – 1,03 kg para cada litro de volume interno do cilindro. Considere que o peso específico é de 1,213 kg por litro à temperatura ambiente de 20ºC e 1,132 por litro à temperatura ambiente de 40ºC. Isso significa que um cilindro de 10 litros de volume interno carregado adequadamente terá uma quantidade igual a 8,49 litros à temperatura de 20ºC e 9,1 litros à temperatura de 40ºC.

Cuidado com as altas temperaturas

Em relação ao deslocamento do refrigerante líquido num cilindro de serviço ou no cilindro de uma estação de carga, deve-se evitar a exposição dos cilindros de refrigerantes a altas temperaturas, como por exemplo em um veículo fechado ou em um caminhão parados há tempo no sol. Isso pode ser muito perigoso.

Fique atento a detalhes importantes

Utilize sempre cilindros com válvula de segurança. Além disso, use a balança caso vá transferir fluido refrigerante de um cilindro para outro e nunca reutilize cilindros descartáveis – eles não possuem válvula de segurança.

Conhece mais alguma recomendação em relação aos cilindros? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Paulo Neulaender.