[ x ] Fechar

Pintura transforma raios de sol em ar condicionado

  • 24 de janeiro de 2018
  • 2 Comentários

tinta-ar-condicionado-sol-cold

Já pensou se existisse uma tinta que proporcionasse uma sensação de frescor ao ambiente ao pintar uma parede ou telhado?

Isso já é uma realidade, e não estamos falando sobre a tinta para asfalto testada em Los AngelesEssa nova espécie de tinta refletora que estamos falando tem sido aplicada a edifícios de forma que a temperatura se torne mais amena. O resultado? Um ar condicionado e economia de energia. Resumindo, a pintura de alta tecnologia tem o poder de arrefecer as casas e escritórios que estão expostos ao calor do sol, sendo uma alternativa para conter os tradicionais aumentos na conta de luz quando está quente e o ar-condicionado é ligado.

Dentre os criadores dessa tecnologia está Yaron Shenhav, que junto a alguns colegas deram origem à SolCold – uma empresa com sede em Herzliya, em Israel -, responsável por desenvolver a solução que economiza recursos energéticos. “É como colocar uma camada de gelo no seu telhado, que é mais espessa quando há mais sol”, explica Shenhav.

Surgimento da tinta refrigeradora

Inicialmente a ideia começou por colocar nos telhados dos edifícios uma tecnologia baseada em um material projetado com um laser para arrefecer as casas. Porém, mesmo resolvendo o problema do aquecimento, montar os lasers nos telhados não seria barato nem muito prático. Com isso, a equipe começou a buscar uma outra forma de cumprir esse objetivo.

tinta-para-reduzir-a-temperaturaShenhav e seus colegas criaram então um material que cumpre a mesma ideia do laser através de tinta. A pintura, composta por duas camadas (uma camada externa que filtra alguns raios de sol e uma camada interna que tem a função de fazer a conversão de calor em luz), consegue proporcionar uma temperatura abaixo da temperatura ambiente.

Segundo canais de informação de Israel, o material foi testado em laboratório e funciona, e os objetivos são mais facilmente alcançados em edifícios com telhados metálicos do que com os convencionais, funcionando ainda melhor em divisões com os tetos mais baixos.

Leia também: Telhado branco e tinta térmica ajudam a reduzir custos com ar-condicionado

Diferença é de até 10ºC

As simulações mostram que os últimos andares podem apresentar uma diferença de até 10ºC mais frio com a pintura inovadora. Dentro de dois anos a equipe pretende realizar testes pilotos em edifícios.

Lembrando que já explicamos como as cores influenciam na temperatura, porém, segundo Eran Zahavy, do Instituto Israelista de Pesquisa Biológica, a tinta apresentada como inovadora consegue maiores resultados.

A equipe envolvida na criação da tinta acredita que inicialmente a novidade será aplicada a grandes edifícios, como centros comerciais e estádios de futebol. O revestimento poderá reduzir o consumo energético em até 60%.

Mesmo não sendo barata, vai haver quem se renda a esta inovação.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Pintura transforma raios de sol em ar condicionado"

  • Achei muito interessante está pintura e gostaria de mais informações tenho alguns clientes que iriam se interessar por este processo. Sou empreiteiro autônomo, e tenho interesse por essa tecnologia. Grato.

    • Olá, João.

      Também ficamos bastante curiosos com esse nova tinta. Infelizmente ela ainda não chegou ao Brasil, ela a recém foi divulgada e foi desenvolvida em Israel, por isso ficamos aguardando por mais informações de quando estiver disponível aqui no país. Por isso, siga acompanhando nosso blog pois sempre atualizamos nosso público com as novidades 😀

      Grande abraço