[ x ] Fechar

Tinta que reflete o Sol e reduz até 9 graus na temperatura é testada em Los Angeles

  • 05 de outubro de 2017
  • Nenhum Comentário

Alguns bairros de Los Angeles estão testando no asfalto uma tinta que promete diminuir até 9 graus a temperatura ambiente. Ela foi desenvolvida para camuflar os aviões, escondendo-os de satélites espiões e para combater o fenômeno “ilha de calor” urbana.

Leia mais: A influência das cores na temperatura

A CoolSeal, que em livre tradução chama-se “selo fresco”, é uma espécie de tintura de cor cinza claro que reflete o sol e refresca o asfalto. “Vimos que, em média, uma zona pintada com CoolSeal é entre 8 e 9 graus mais fresca que o asfalto escuro no mesmo estacionamento”, disse o diretor-assistente do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles, Greg Spotts.

Produto foi criado como tecnologia de defesa

A ideia é do departamento de manutenção de ruas da prefeitura de Los Angeles que está tocando o projeto piloto junto à empresa californiana GuardTop, que fabrica cobertura para asfalto.

Eles criaram a tinta para a indústria de defesa dos Estados Unidos, pois as autoridades queriam reduzir a temperatura das pistas de decolagem, impedindo “que satélites espiões usassem raios infravermelhos para localizar aviões”.

A CoolSeal é parecida com essa tinta, porém foi aperfeiçoada para refletir ainda mais o sol e aliviar os efeitos do calor sufocante que atingiu o sul da Califórnia recentemente.

“Já temos uma tecnologia eficaz para nos protegermos das ondas de calor, chama-se ar condicionado”, diz em tom de brincadeira Alan Barreca, professor de ciência do meio ambiente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Leia mais: Telhado branco e tinta térmica ajudam a reduzir custos com ar-condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *