[ x ] Fechar

A influência das cores na temperatura

  • 04 de maio de 2015
  • Nenhum Comentário

Você acha que as cores podem influenciar na temperatura? Tons avermelhados passam sensação de calor e os azulados dão impressão de frescor?

É essa ideia mesmo que inúmeros estudos defendem: que as cores dos ambientes podem causar efeitos psicológicos, podendo despertar diferentes sensações de acordo com a coloração de uma parede, por exemplo.

Em geral as pessoas sentem um grande prazer com a
cor, já que os olhos necessitam dela tanto quanto da luz. Um exemplo disso é a satisfação que sentimos quando, num dia nublado, vemos o sol iluminando uma parte isolada da paisagem, tornando as cores visíveis. Sendo assim, a cor tem o poder de estimular, animar, irritar ou até mesmo deprimir.

Mas repare que estamos falando aqui em sensação térmica, referente aos quesitos climatização/temperatura que podem ser influenciados pelos diferentes tons visuais.

Cores quentes x cores frias
As cores são divididas entre quentes e frias quando o assunto é a temperatura. Desse modo, os vermelhos, laranjas e amarelos possuem todas as qualidades de calor, pertencendo ao grupo das cores quentes.

Já os tons azulados e acinzentados possuem todas as qualidades de frieza, causando a sensação de refrescância e encaixando-se nas cores frias.

Sendo assim, é possível considerar as cores um dos fatores que influem sobre a climatização, causando impressões sobre a temperatura e até mesmo de fato podendo alterar o ambiente termicamente dependo das condições de absorção do calor.

Refração e absorção
Além das cores quentes e frias influenciarem na sensação da temperatura, podemos considerar outros fenômenos característicos das cores: a refração e absorção de luz e de calor.

Quanto mais clara, maior a refração; e quanto mais escura, mais absorção. O caso do preto, como veremos no final do texto, é um exemplo disso, pois absorve calor e deixa o ambiente mais quente.

Desse modo, um quarto com paredes escuras ao “puxar” mais calor torna-se mais aquecido. Já um com paredes claras reflete o calor, amenizando a sensação de aquecimento e ficando mais fresco.

Cores e sensações
Reunimos abaixo diferentes colorações em uma escala e as correspondentes sensações relativas à temperatura que podem ser provocadas por elas de acordo com o ambiente:

– Amarelo
É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco. O amarelo traz a sensação de calor, estimulando o ânimo e a vivacidade.

– Laranja
Traz as mesmas propriedades do amarelo, porém em um grau mais elevado. Sendo assim, essa cor representa energia, calor, fogo.

– Vermelho
Cor do fogo e do sangue, o vermelho é considerado a cor mais quente em temperatura, sendo a que passa maior sensação de calor.

– Azul
Provoca sensação de frio e repouso, podendo dar impressão de ser refrescante se utilizada em lugares quentes. Em lugares frios, deve ser evitada pois aumenta essa sensação.

– Verde
É a cor que está no ponto de equilíbrio entre claro e escuro, e portanto entre calor e frio. Desse modo, é muito utilizado nos ambientes pois tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, além de aceitar facilmente composições com outras cores.

– Preto
Na verdade o preto não é uma cor, mas sim ausência de luz. Por possuir a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele, pode realmente causar elevação da temperatura, ou seja, mais calor para quem utiliza.

O preto nas roupas
Quanto mais escuro o tecido de uma roupa, maior o FPU (Fator de Proteção Ultravioleta). Isso acontece porque o pigmento ajuda a absorver os raios ultravioleta. Por causa disso, a cor escura pode aumentar o FPU do tecido em até 5 vezes, sendo as roupas claras as mais indicadas para serem usadas sob o sol, pois esquentam menos, são mais confortáveis e ajudam a proteger contra a insolação.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *