[ x ] Fechar

O ar condicionado pode influenciar a produtividade no trabalho?

  • 23 de outubro de 2014
  • 2 Comentários

O ar condicionado pode influenciar a produtividade no trabalho?Essa não é uma questão muito discutida, pois quando se fala em ar condicionado no trabalho, a conversa tende a ir para outro caminho. Começa aquela velha discussão para decidir se é para ligar, desligar ou em que temperatura deixar para agradar a todos. Isso acontece porque homens e mulheres possuem dosagens hormonais e funcionamentos corpóreos diferentes, o que acaba gerando esse embate.

Estudos indicam que a temperatura mínima ideal para o corpo humano é de 18ºC e que estando abaixo disso, o corpo começa a defender-se da perda de seu próprio calor. O frio em excesso causa mal estar, deixando o indivíduo desconfortável. Por isso, independente do tipo de trabalho ou das habilidades de um profissional, o que determina sua capacidade de produzir é um conjunto de fatores, entre eles, a temperatura do ambiente.

Temperatura ideal
Ambiente frio reduz produtividade no trabalho, diz pesquisa norte-americanaNa legislação brasileira existe uma norma que determina que a variação de temperatura deve ser de 19ºC a 23ºC em ambientes empresarias que possuem sistemas de climatização.

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Cornell, essa variação não é adequada, pois quando a temperatura do ambiente de trabalho atinge 20ºC, a produtividade dos colaboradores é a metade da atingida a uma temperatura de 25ºC. Isso acontece porque o corpo se ocupa em tentar manter o seu nível de temperatura, comprometendo a capacidade de concentração do indivíduo. Na Espanha, por exemplo, há uma lei que não se pode trabalhar em um edifício com temperatura interna maior que 27 graus.

O fato é que existe sim uma forte ligação entre a produtividade de uma pessoa no trabalho e a temperatura do ambiente. Uma sala muito fria ou muito quente não ajuda de maneira nenhuma garantir uma maior eficiência do trabalhador. As baixas temperaturas afetam a produtividade e interferem também nas relações entre os profissionais, pois onde não há harmonia entre as pessoas, o trabalho tende a render menos.

Por isso recomenda-se um cuidado maior com a temperatura do ambiente, pois esse fator deve ser compatível com as atividades desempenhadas em cada empresa e não podem causar desconforto e desarmonia durante a execução do trabalho.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "O ar condicionado pode influenciar a produtividade no trabalho?"