[ x ] Fechar

Gás refrigerante R22a é um risco à segurança dos consumidores

  • 13 de maio de 2016
  • 19 Comentários

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos criou um alerta sobre um gás refrigerante comercializado ilegalmente para ar-condicionado central. Nomeado como R22a, ou apenas 22a, o gás, que é uma alternativa ao convencional R22, representa um risco de segurança aos usuários do aparelho e aos técnicos profissionais por ser um refrigerante à base de propano, ou seja, pode pegar fogo ou explodir.

Por causa disso, a EPA, sigla para “Environmental Protection Agency”, comunicou que está proibindo a utilização do R-22a, executando detenções e multas àqueles que vendem o refrigerante. “Usar um refrigerante não aprovado e inflamável pode levar a consequências graves, incluindo a explosão ou lesão no pior dos casos”, disse Janet McCabe, assistente administrativa do escritório da EPA.

No ano passado, a EPA já havia executado ações contra pelo menos três criminosos, incluindo penalidades contra duas empresas e trabalhando com o FBI para prender um homem que estava vendendo um produto chamado “Super-Freeze 22a”. De acordo com a agência americana, o produto teria pegado fogo, queimando e ferindo um técnico.

Substituto do R22?
Como falamos acima, o R22a poderia ser um substituto do R22, um dos refrigerantes hidrocarbonetos mais comuns e presente no mercado, mas que deve ser retirado de circulação por agredir a camada de ozônio. No entanto, a EPA tem uma lista de alternativas mais amigas do ambiente em seu site, condenando o uso do R22a.

Exemplos de outras opções ao R22 são os gases como o R410a e o R-407c, que são ecológicos e já estão inseridos em diversos modelos de ar-condicionado, são os mais utilizados atualmente por quem preza pela sustentabilidade.

Com todo esse histórico, se você é um técnico profissional do setor, fique atento ao material utilizado nos aparelhos e ao que chega ao mercado. Para os usuários, a dica é ficar de olho na manutenção do seu ar-condicionado, estando informado sobre qual refrigerante o seu equipamento utiliza e realizando a limpeza dos filtros.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de ConsumerReports.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Ideias sobre "Gás refrigerante R22a é um risco à segurança dos consumidores"

  • Por favor alguem saberia me informar que gas altamente tóxico e usado em fabrica de climaizadores?
    E que tem uma empresa eco evolution climatizadores (antiga eirelle) que esta usado gas tóxico os moradores e crianças estao doentes, mesmo assim eles não param]
    Trabalham 24 hs inclusive sabados e domingos. Usam o gas mais forte a noite e finais de semana.
    Trata-se de criminosos.
    Infelizmente a vistoria realizada foi mal feita e não temos laudo.
    Agradeço se alguem puder nos ajudar

    • Olá Elenice,

      não temos essa informação, pois climatizadores não utilizam gás em seu funcionamento, apenas os aparelhos de ar condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • conheço uma empresa q esta vendendo esse tal de r22a , prometendo ao cliente maior economia de energia ,maior rendimento do equipamento , so q é estranho pois o mesmo não esta a venda no mercado e pela reportagem acima o mesmo é proibido por ser inflamavel e sua garrafa não é descartavel é recarregavel . o q fazer ?

    • Olá, Emanuel.

      Realmente, de acordo com Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e a Environmental Protection Agency, nos EUA há uma comercialização ilegal do R-22a. Aqui no Brasil não encontramos locais que o comercializam. Mesmo que o R-22 esteja com seus dias contatos no País, a maioria das empresas de Fluido Refrigerante que comercializam seus produtos no Brasil, como a Dupont/Chemours e a Arkema, por exemplo, contam com alternativas ambientalmente mais aconselháveis que o R-22a. Sendo assim, nosso conselho seria adquirir produtos de marcas responsáveis e com credibilidade no mercado.

      Obrigado pelo contato.

  • Todo munso diz que a inalação do gás r 22 pode até matar. Mas é o gás r 410 faz mal a saúde do homem, se eu inalar o gás r 410 eu posso morrer?? Imagina uma pessoa em um quarto todo fechado e por algum motivo a tubulação da evaporadora se rompe, e então 1 quilo de gás r410 vaza dentro do quarto, transformando o mesmo numa câmera de gas: nesta ipotese, estaria eu minha esposa e meu filho pequeno dormindo no quarto. Será que este gás r 410 mataria todo mundo dormindo??

    • Olá, Anderson.

      O R410a é um HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. Ele não agride a camada de ozônio e é utilizado justamente por ser ecológico, não oferecendo riscos.

      Obrigada pelo contato.

  • Gostaria de saber por qual o gás que pode substituir o r22 sem danificar o compressor pois 407 mesmo tanto vácuo ele diminuir a vida útil do compressor

    • Olá, Junior.

      Embora o r22 seja o mais comum no mercado, ele prejudica o meio-ambiente e já existem outros substitutos mais amigáveis, como o R-410A (gás ecológico), que já está inserido em alguns aparelhos de ar condicionado em circulação.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.