[ x ] Fechar

Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza e é possível alterá-lo?

  • 26 de setembro de 2014
  • 32 Comentários

Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza e é possível alterá-lo?O fluido refrigerante é uma substância extremamente importante em qualquer sistema de refrigeração. É ele o responsável, juntamente com outros itens, por fazer a transformação do ar quente, em frio.

Ao longo dos tempos, diversos fluidos refrigerantes foram utilizados, novos foram criados e cada vez mais é levado em consideração o tamanho de seu impacto ao meio ambiente. Os mais antigos afetavam diretamente a camada de ozônio e este é o principal desafio para os atuais: Não impactar a humanidade e, ao mesmo tempo, cumprir com o papel do bom funcionamento dos aparelhos.

Hoje, a maioria dos aparelhos de ar condicionado utilizam o HCFC R-22 e o HFC R410A. O tipo de fluido refrigerante varia de acordo com modelo e marca de cada aparelho.

Nesta postagem você fica sabendo mais sobre qual o seu aparelho utiliza e se é possível alterá-lo.

Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza? 
Modelos de Ar-condicionadoTodos os aparelhos de janela, pesquisados pelo portal WebArCondicionado ainda utilizam o R-22.

Os modelos portáteis são os que mais variam o tipo de gás utilizado. O Tango, da Midea, o Ambiente, da Komeco e o portátil da Philco, utilizam o fluido R-22. Já o da Elgin, o Nova, da Springer, e o, Pinguino, da Delongh, utilizam o R410A.

Todos os aparelhos Hi-Wall (não Inverter) das marcas Consul, Electrolux, a Elgin, Philco, LG, Springer Carrier, Comfee ainda utilizam o gás R-22. Já as marcas, Midea, Fujitsu e Panasonic não utilizam em seus aparelhos Split Hi-Wall este gás, apenas o R410A.

Todos os modelos Hi-Wall com a tecnologia Inverter, de todas as marcas, já utilizam o R410A.

Caso seu aparelho utilize o R-22, não há motivo para pânico. Como já citamos, a data para que eles sejam eliminados do comércio é até 2040.

Eu mesmo posso identificar qual fluido ele utiliza?
R22A tendência é que em breve todos os produtos passem para o R410A ou então até para um novo fluido que venha a surgir no mercado, afinal existe um prazo para esta adequação.

Caso não tenha identificado o fluido refrigerante que seu aparelho utiliza no adesivo que geralmente consta na condensadora, os manuais de usuários devem especificar o tipo de gás utilizado. Para saber qual gás é utilizado no seu aparelho, verifique a ficha técnica que a maioria dos manuais possui.

Posso trocar o gás R-22 pelo R410A no meu aparelho?
A resposta para esta pergunta é NÃO. Os fluidos são R410Atotalmente diferentes entre si, a pressão é diferente, o óleo do compressor é diferente, então não pode simplesmente tirar o R-22 e colocar o R-410A.

Caso a intenção seja, por algum motivo, essa troca do R-22. O retrofit é uma alternativa viável. A Dupont possui alguns fluidos como o MO59 que é possível realizar um retrofit, onde você pode retirar um e colocar o outro, desde que seguindo os passos do manual.

Este gás da Dupont é recomendado para aparelhos janela e splits, desde que sejam com capacidade até 5 TRs. Entre as vantagens deste produto, é que ele não apresenta potencial de degradação da camada de MO59ozônio e sua utilização não será interrompida devido ao Protocolo de Montreal. Ele é compatível com os lubrificantes a base de Óleo Mineral (OM), Alquilbenzeno (AB) ou Poliól Éster (POE) e na maioria dos casos, não é necessário substituir o tipo de lubrificante do sistema.

De acordo com a Dupont, “A temperatura de descarga é significativamente menor que o R-22, contribuindo no prolongamento da vida útil do compressor. Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o fluido refrigerante, desde que o sistema esteja com o MO59 e que a carga seja feita na fase líquida”.

Relembrando: Muito cuidado, não retire simplesmente o R-22 e ponha o R-410. No manual da Fujitsu, por exemplo, diz que pode haver até mesmo uma explosão.

Posso reciclar fluidos refrigerantes?
Existem máquinas capazes de reciclar os fluidos refrigerantes. Com uma máquina recolhedora, o gás é encaminhado para um Centro regional de regeneração, onde serão retiradas as impurezas do gás, como partículas, óleo, umidades e gases não condensáveis. No processo de regeneração o fluido contaminado é tratado em equipamento com capacidade para filtrar partículas, retirar umidade e acidez, separar gases não condensáveis e óleo.

Para tornar a sua empresa um centro de recolhimento e reciclagem, você deve solicitar ao ministério do Meio Ambiente, pois para isso é necessário possuir a licença ambiental.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 Ideias sobre "Qual fluido refrigerante meu aparelho utiliza e é possível alterá-lo?"